Prefeitura lacra Ferro Velho do Antenor e inicia remoção de materiais acumulados

06/08/2002

A Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, interdita e inicia, às 13h desta terça-feira (6 de agosto), a remoção das dezenas de toneladas de material acumulados no Ferro Velho do Antenor, localizado na avenida Rui Rodrigues na esquina com a rua Antônio Augusto, no Jardim Novo Campos Elíseos, na Região Sudoeste de Campinas.

O Ferro Velho do Antenor, como é conhecido, é clandestino, não tem autorização de uso, nem alvará sanitário. Além disso, é um problema sanitário grave porque oferece grande risco à saúde pública, já que o local é foco de vetores como ratos, mosquitos, baratas, entre outros.

A interdição, com destinação final dos materiais e entulhos, foi solicitada pela Prefeitura e deferida pela Justiça. Antes disso, porém, durante nove anos seguidos, a Prefeitura tentou fazer com que o proprietário regularizasse a situação do ferro velho e seguisse o que é determinado pelas leis municipal, estadual e federal.

O dono do local, por sua vez, nunca atendeu às notificações. O estabelecimento já foi multado, multado em dobro e interditado. Em dezembro de 2001, a Justiça já havia determinado que o proprietário fizesse a limpeza geral, remoção do material e seu armazenamento adequado. A determinação não foi cumprida.

Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, solicitou a intercessão da Justiça no caso. A Justiça autorizou a Prefeitura a interditar, remover e dar a destinação correta aos entulhos.

O que for inservível será levado para o Delta. O material reciclável será destinado ao Programa Municipal de Coleta Seletiva, para que seja encaminhado às cooperativas cadastradas. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Serviços Públicos estimam que o trabalho de retirada deve demorar de 10 a 15 dias.