Banco de Leite Humano Municipal recebe novas doadoras

08/08/2002

Mais de 80 bebês prematuros serão beneficiados com os
números alcançados na última semana pelo Centro de Lactação

A realidade do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas mudou desde a última quinta-feira (1 de agosto). O Banco de Leite realizou, somente nos últimos sete dias, 30 novos cadastros de possíveis doadoras, sendo que 20 delas já receberam, em suas casas, o kit da doadora (com máscara, gorro e escova para higienizar as mãos e frascos esterilizados). Com isso, o estoque de leite doado já começou a normalizar.

No entanto, a coordenadora do Banco de Leite, Cláudia Maria Monteiro Sampaio, reafirma a necessidade destas doações serem permanentes e do Banco estar sempre recebendo novas doadoras de leite.

Na última semana, por falta de doações, o Banco de Leite Humano Municipal de Campinas que atende, por mês, a uma média de 82 prematuros, corria risco de desabastecimento. O estoque de leite de doação – que é o leite humano doado, processado e pasteurizado - do dia 1 de agosto só dava para dois dias.

A situação poderia significar risco para os bebês prematuros, que são os principais receptores do leite humano. A falta do alimento para estes bebês potencializa o risco de infecção e de outras complicações às quais eles já estão submetidos.

A resposta da comunidade de Campinas à notícia, veiculada no Portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br), no site da Secretaria de Saúde (www.campinas.sp.gov.br/saude), na Rádio Educativa (FM 101,9) e nos demais veículos de comunicação da cidade, foi rápida.

Além do aumento no número de doadoras, o Banco recebeu uma boa quantia frascos – recipientes com tampas de plástico utilizados para armazenar o leite. Várias mães que estão amamentando também procuraram o serviço para obter esclarecimentos quanto às dúvidas e dificuldades enfrentadas nesta fase.

Saiba mais sobre o Banco de Leite

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas é o serviço de referência do município responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno. Além disso, é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano. Foi implantado em 1993, numa parceria da Prefeitura com a Maternidade de Campinas.

O leite materno é o único alimento que deve ser oferecido ao bebê até o sexto mês de vida. Enquanto está oferecendo só o peito, a mãe não precisa dar água, chá ou qualquer outro tipo de alimento nos intervalos da mamada para o bebê.

As crianças amamentadas têm menor risco de apresentar alergias ou infecções. Além disso, o leite materno é econômico e prático, já que está sempre pronto, na temperatura adequada e livre do risco de contaminação, o que propicia crescimento e desenvolvimento mais saudáveis.

Orientações para o sucesso na amamentação

É importante que toda mulher saiba que é capaz de amamentar, independente do tamanho das mamas e do formato dos mamilos. Durante a gestação, as mamas devem ser expostas ao sol, se possível por 10 minutos, entre 8h e 9h ou após as 16h. As gestantes também devem evitar uso de cremes ou óleos nos mamilos.

A mãe deve oferecer o peito, se possível, poucos minutos após o nascimento. Também deve amamentar sem horários fixos. O bebê não deve ficar longos períodos sem mamar, nem dormir no peito.

Antes de colocar o bebê para mamar, se necessário, a mãe deve retirar o excesso de leite da aréola com os dedos, deixando-a macia e fácil de ser abocanhada. Ao colocar o bebê para mamar, a mãe deve deixá-lo bem apoiado para que posicione a boca na aréola. Caso a mãe sinta dor, deve retirar o bebê e colocá-lo novamente.

Chupetas, mamadeiras ou qualquer outro bico não devem ser oferecidos ao bebê. Este tipo de objeto pode interferir na sucção do bebê e dificultar o aleitamento materno. A mãe também deve tentar oferecer os dois peitos na mesma mamada e iniciar sempre por aquele que foi sugado por último. Isto estimula a produção por igual nas mamas e permite que o leite posterior (rico em gorduras) seja bem aproveitado e que o bebê tenha um bom ganho de peso.

Se as mamas estiverem com grande quantidade de leite (empedradas), a mãe deve fazer massagem e retira o excesso de leite por meio de ordenha natural. Compressas quentes não devem ser feitas.

A mulher deve entrar em contato com o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas se desejar doar o leite, necessitar de orientações sobre amamentação e estiver com problemas nas mamas no período da amamentação. O Banco de Leite fica na avenida Orosimbo Maia, 165, no 5o andar da Maternidade de Campinas. O telefone é 19 3731 6039.