CS Balão do laranja oferece caminhada para usuários

08/08/2002

Usuários do CS (Centro de Saúde) Balão do Laranja já contam com terapias complementares para prevenir e tratar problemas de saúde. Nesta semana, a equipe da unidade implantou o grupo de caminhada. A atividade é aberta a todas as pessoas, com ênfase para pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Inicialmente, a caminhada acontece às terças-feiras, a partir das 7h30, e o grupo parte do próprio Centro de Saúde. Porém, dependendo do número de pessoas interessadas, a unidade vai estender a oferta para outros dias.

Os interessados são cadastrados e pacientes de risco são avaliados, durante a caminhada, pelos profissionais de saúde. A equipe que monitora a atividade elaborou, inclusive, uma cartilha onde informa sobre os benefícios da caminhada.

Durante a atividade, os profissionais ainda farão uma dinâmica para estimular a convivência e deixar as pessoas mais à vontade. A idéia é que os integrantes de um mesmo grupo passem a conviver também em outros momentos, além daquele da caminhada.

A prática das terapias complementares atende a uma das diretrizes do Programa Paidéia – Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é intervir na qualidade de vida das pessoas e oferecer possibilidades para autocuidado, além da terapia medicamentosa.

Os interessados em participar dos grupos de caminhada devem procurar sua equipe de saúde da família ou o CS Balão do laranja para obter informações. Os telefones do CS são 3229 9865 ou 3223 8111 ou 3229 2099.

Volta ao índice de notícias