Doe Sangue e salve cinco vidas

09/08/2002

Alexandre Batalha

Para que os estoques de sangue da cidade não diminuam rapidamente, é necessário que 3% da nossa população, doe sangue regularmente. 

Em Campinas, apenas 0,7% dos cidadãos doam sangue freqüentemente. Esta realidade assustadora, não permite a existência de uma margem de segurança mínima em nossos estoques de sangue.

Na ocorrência de uma catástrofe em nossa cidade, com certeza não haverá sangue para os acidentados mais graves e muita gente poderá morrer pelo simples fato de não receber uma unidade de sangue.

Infelizmente o brasileiro não tem o hábito de doar sangue voluntariamente. Somente quando a doença chega em seus lares é que todos se mobilizam para salvar a vida de seus entes queridos.

A maioria das doações são de reposição, ou seja, são doações realizadas para repor estoques mínimos do Banco de Sangue.

O doador voluntário é o ideal, pois conhece a importância de seu ato, doa regularmente e pensa sempre na garantia e na qualidade do atendimento hemoterápico de toda a população. 

O sangue é um recurso vital para muitas pessoas e a única fonte é o próprio ser humano. Precisamos ser mais solidários e ter a consciência de que sangue é vida e que, com um simples ato, estaremos contribuindo para a melhoria das condições de saúde da nossa população.

Uma bolsa de sangue, após ser processada e liberada para a transfusão, poderá salvar até cinco vidas. Pense bem nisso e compareça assim que puder ao banco de sangue da nossa instituição.

Você passará por uma entrevista e uma avaliação física criteriosa e sigilosa. Após essa consulta, será informado se está apto ou não à doação de sangue.

Caso não possa doar, será orientado sobre os motivos da rejeição e, se necessário, será encaminhado para serviços especializados, para a realização de avaliações mais criteriosas.

Se estiver apto, será encaminhado para a sala de coleta. Seu sangue será analisado para as seguintes doenças: chagas, sífilis, Aids, hepatite B, hepatite C e HTLV I e II. No prazo de 15 a 30 dias, receberá o resultado destes exames pelo correio em sua casa. Fique tranquilo, a doação de sangue não vicia, não engorda, não emagrece, não afina e nem engrossa o sangue. Todo volume retirado, aproximadamente 500 ml, será rapidamente reposto por seu organismo, não trazendo qualquer prejuízo à sua saúde. 

A doação é 100% segura, não há risco algum de contrair doenças durante o procedimento, pois no banco de sangue todo material usado é estéril, descartável e apirogênico.

No banco de sangue todos serão muito bem atendidos, porque a equipe de funcionários está preparada para recebê-los da melhor forma possível.

E para doar sangue basta estar saudável, não ser portador de doenças infecto-contagiosas, ter entre 18 a 60 anos, ter no mínimo 50 kg de peso e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Alexandre Batalha é enfermeiro do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti"

Volta ao índice de notícias