Secretaria de Saúde também atua em parceria com EDA para enfrentar a raiva animal

09/08/2002

Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e do Centro de Saúde Joaquim Egídeo atuam como parceiros, na semana que vem, numa ação de combate à raiva animal realizada por profissionais do Escritório de Defesa Animal (EDA), da Secretaria de Agricultura do Estado. A atividade tem como objetivo monitorar e controlar colônias de morcegos hematófagos. Os profissionais do CCZ e do CS estão servindo de guia para o EDA, apontando as colônias.

O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, eqüinos, além de outros animais e outras espécies de morcegos. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem, através da saliva, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde finalizou o trabalho de cadastramento das propriedades rurais da área do CS Taquaral. O trabalho, iniciado em julho, faz parte da série de intervenções que estão sendo adotadas para enfrentar a epizootia de raiva em herbívoros na região Leste da cidade. As intervenções também incluem realização de inquérito epidemiológico de raiva e o mapeamento das colônias de morcego. O balanço da ação fica pronto na próxima semana.

Epizootia - Campinas enfrenta epizootia de raiva em herbívoros desde 2000, quando a doença atingiu animais no Distrito de Joaquim Egídio, na região Leste da cidade. Em 2001, a doença atingiu também Sousas e a área rural do Taquaral, quando a Secretaria de Saúde confirmou 30 casos de raiva, distribuídos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos. Em 2002, já foram confirmados 24 casos em herbívoros e um em morcego.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a probabilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas também informem sua equipe de saúde da família, o Centro de Saúde, o CCZ ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

Controle - O controle da raiva em herbívoros deve ser feito por meio de vacinação do rebanhos e do controle da população de morcegos. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário. Em áreas onde ocorre epizootia a revacinação é obrigatória e deve ser feita a cada seis meses.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura realiza campanha de vacinação contra a raiva para estes animais todo ano. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses mantém a vacinação durante todo ano. A vacinação é grátis. É muito importante que a população leve também os gatos para serem vacinados.

Este ano, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal no município começa no segundo final de semana de setembro (14 e 15), se estende para os quatro finais de semana seguintes e termina em 26 de outubro. A expectativa é vacinar mais de 102 mil animais entre cães e gatos.

Em 2001, foram vacinados 102.504, sendo 94.076 cães e 8.458 gatos. Além disso, para cada caso de raiva animal notificado foi realizada vacinação intensiva de cães e gatos em toda região de abrangência da propriedade em que houve o caso.

Além da vacinação, é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.

Este ano, a vacinação anti-rábica será em setembro, nos dias 14 e 15, na Região Sul, 21 e 22, na Região Sudoeste, 28 e 29, na Região Leste e, em outubro, nos dias 5 e 26 , na Região Norte, e 19 e 20, no Distrito Noroeste.

Volta ao índice de notícias