Prefeitura promove capacitação de generalistas em Saúde da Mulher

12/08/2002

Com isto, estes profissionais estarão preparados para
lidar com todas as questões da saúde da mulher,
solucionar as mais simples e encaminhar as mais graves

Para ampliar ainda mais os cuidados com a saúde das mulheres, a Secretaria de Saúde de Campinas, pelo Programa Paidéia – Saúde da Família, iniciou, na última semana, a capacitação dos médicos generalistas da rede no módulo temático de Saúde da Mulher.

A capacitação, organizada em parceria com a FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), acontece sempre às terças-feiras e quartas-feiras, à tarde, no prédio da FCM, e terá duração de seis semanas. Até o final deste ano, a Secretaria de Saúde vai capacitar três turmas de generalistas. Nesta primeira, estão inscritos 50 profissionais.

O objetivo é capacitar os generalistas para que eles possam proporcionar todos os cuidados quanto aos problemas mais comuns que afetam a saúde da mulher em todas as fases da vida. Dentre eles, estão a assistência ao pré-natal, às patologias ginecológicas mais simples, à anticoncepção, ao climatério e à menopausa, além da assistência às adolescentes.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher em Campinas, Verônica Gomes Alencar, o mais importante é que a capacitação prepara os generalistas para abordar os problemas relacionados à saúde da mulher não só quanto às questões da genitalidade, mas também quanto a sexualidade, as questões de gênero, a identidade feminina e a cidadania.

"Com esta abordagem, eles desenvolvem uma escuta competente e afetiva para detectar todos as questões da saúde da mulher – fisicas, mentais, sociais e relacionais -, solucionar as mais simples e encaminhar os casos mais graves", diz Verônica.

Dentre os temas da capacitação constam os aspectos clínicos da sexualidade, sexualidade: relações de gênero e saúde sexual, assistência pré-natal – rotinas e identificação de riscos -, preparo para a maternidade, atenção ao parto – parto humanizado -, puerpério – alojamento conjunto e anticoncepção-, adolescência - aspectos reprodutivos -, autocuidado, doenças benignas do sistema reprodutor da mulher, endocrinologia da reprodução, situações especiais da anticoncepção, DST – aspectos clínicos e prevenção -, leucorréias, vulvovaginites, prurido vulvar, câncer ginecológico e câncer de mama.

Além dos temas, a capacitação vai realizar seminários com as referências secundárias e terciárias da saúde da mulher de Campinas e vai promover conversas com usuárias dos serviços de saúde.

"A intenção é que os generalistas entrem cada vez mais em contato com os cuidados da saúde da mulher", diz Verônica. A coordenadora lembra ainda que, atualmente, 70% dos usuários dos CSs (Centros de Saúde) de Campinas são mulheres. E ressalta que, com a capacitação, o tempo de espera destas mulheres pelo atendimento vai diminuir, já que elas passarão a ser atendidas também pelos generalistas.

Volta ao índice de notícias