HMMG estende Humanização para tratamento com radioterapia

12/08/2002

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG) iniciou a implantação de um programa de acolhimento diferenciado a pacientes submetidos ao tratamento de radioterapia. A iniciativa faz parte do Projeto "Humanizando o Tratamento de Radioterapia", apresentado no 7º Congresso Internacional de Psico-Oncologia realizado em julho na cidade de Recife (PE).

Nesse Congresso, o HMMG foi representado pela psicóloga Nely Aparecida Guernelli Nucci e pela assistente social, Elizandra Lara Leite. Na ocasião, Nely e Elizandra também apresentaram o projeto "Acolhendo o Cuidador – Familiares Participantes", que faz parte do Programa de Humanização do Mártio Gatti, coordenado pela assistente social Ana Elisa Name.

O trabalho dirigido às pessoas submetidas à radioterapia inclui acolhimento ao paciente e familiares, avaliação psicossocial, suporte informativo, além de orientação sobre o tratamento e funcionamento do serviço.

No saguão do prédio de Radioterapia e Oncologia também foi instalado um espaço para crianças, com brincadeiras e biblioteca. O ambiente foi preparado para proporcionar descontração, lazer e entretenimento aos pequenos pacientes que necessitam de tratamento.

Os livros abordam temas variados e foram obtidos por meio de doações. Os pacientes ou acompanhantes podem levá-los para casa durante o período de tratamento.

Música ambiente

O Pograma de Acolhimento incluí, ainda, música ambiente na sala de aplicação. Conforme explica a psicóloga Nely Aparecida, a música objetiva o relaxamento, ao mesmo tempo em que estimula a reflexão e tranqüiliza o ambiente. Cabe ao paciente decidir se deseja ou não a música durante a radioterapia.

Nely ressalta que são muitos os medos e preconceitos em relação à radioterapia. "Existe, ainda, as dificuldades reais que envolvem sentimentos de abandono pela solidão na sala de aplicação, o desconforto da imobilização e do posicionamento durante o procedimento", ressalta.

A psicóloga reforça a eficácia do Projeto de Humanização com uma citação do oncologista norte-americano Carl Simonton que entende que "o estado emocional e mental tem uma função importante, tanto no que diz respeito à suscetibilidade à doença, incluindo o câncer, como na recuperação de qualquer enfermidade".

O Serviço de Radioterapia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti atende exclusivamente a pacientes do SUS, com capacidade para 52 aplicações diárias. As sessões são feitas por meio de um aparelho Stabilipan e Theraton, que emite radiações por meio de uma pastilha de cobalto.

Os pacientes são recebidos por meio de encaminhamento de outros serviços e, após avaliação médica especializada, passam pelo serviço de acolhimento. "Na situação de enfrentamento do câncer e seus tratamentos – explica Nely Aparecida -, os conflitos emocionais, sentimento de insegurança e incertezas são reações normais. Aí entra nosso trabalho de humanização".