Mário Gatti amplia trabalho de acolhimento ao acompanhante

12/08/2002

Os encontros com familiares abordam aspectos emocionais, como medo e incompreensão do processo de adoecimento

O Projeto Acolhendo o Cuidador – Familiares Participantes, desenvolvido e aplicado no Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti", em Campinas, foi apresentado no 7º Congresso Internacional de Psico-Oncologia realizado em julho na cidade de Recife (PE) e voltará a ser discutido no 4º Congresso Brasileiro de Serviço Social em Oncologia, que acontece no Rio de Janeiro em novembro.

O Projeto funciona a partir da criação de um espaço para troca de experiências entre familiares no processo terapêutico. Desde novembro do ano passado, até julho, 115 famílias participaram desses encontros nas dependências do Hospital.

O acolhimento funciona nas salas do Serviço Social nos andares da Enfermaria do HMMG. Conforme explica a psicóloga Elizandra Lara Leite, uma das coordenadoras do Projeto, o trabalho relata a experiência desenvolvida com acompanhantes e familiares dos pacientes internados na enfermaria de Cirurgia Geral do Hospital, que abrange leitos oncológicos.

Segundo a psicóloga, a proposta surgiu da necessidade de melhorar o acolhimento aos familiares, humanizando a assistência e envolvendo-os no processo terapêutico. "Com abordagem grupal e apoio mútuo, incentivamos a troca de experiências, esclarecimento de dúvidas, integração social e apoio emocional no enfrentamento da doença", esclarece.

Os encontros acontecem semanalmente, em grupos abertos, coordenados pelas assistentes sociais Rita Maria do Carmo (1º andar), Izabel Cristina Seregatto (3º andar) e pela psicóloga Elizandra Lara Leiter (2º andar).

Elizandra conta que os temas colocados em pauta abrangem a manifestação dos familiares dos pacientes com neoplasia, dentro de aspectos emocionais, como medo, incompreensão do processo de adoecimento e constante ameaça de morte, que provocam impactos na dinâmica familiar.

A dinâmica favorece encaminhamentos para atendimentos individualizados, multiprofissionais e de orientação que qualificam a alta hospitalar. "Como resultados percebemos suporte na reorganização familiar, reestabelecimento de vínculos, estreitamento das relações interpessoais que envolvem paciente, família e equipe de saúde", finaliza a psicóloga do Hospital Mário Gatti.

 

Depoimentos de familiares

"Eu entrei aqui uma pessoa e estou saindo outra, pois vocês me deram coragem para enfrentar essa situação" (M.A.D.).

"Um lugar para aliviar as tensões e dsabafar" (O.G.F.).

"Um meio de ajuda para enfrentar a doença e se fortalecer para apoiar o familiar doente" (T.E.).

"Aprendi a lidar com meu familiar" (A.F.)

"Aprendi com o outro" (O.L.T.).

Volta ao índice de notícias