Programa Paidéia recebe prêmio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

13/08/2002

De acordo com a associação, programa tem
espírito inovador e vasto alcance social

O Programa Paidéia – Saúde da Família, implantado em Campinas pela Secretaria Municipal de Saúde, recebe este mês o Prêmio Paes Leme, da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas). O Prêmio, que está em sua terceira edição, será entregue às 20h do próximo dia 30, na sede da SMCC.

Todos os anos, a Sociedade escolhe um projeto da área médica para receber o prêmio. Este ano, a presidência e a diretoria da SMCC escolheram o Paidéia. De acordo com o presidente da SMCC, o médico Albert Zeitouni, o projeto foi escolhido pelo "espírito inovador e vasto alcance social, o que tem resultado em positivas manifestações junto à classe médica de Campinas".

Fundação inglesa também diz que Paidéia inova - Em junho último, o médico inglês Garth Manning esteve em Campinas para conhecer o Paidéia e o descreveu como inovador. Garth é representante do Programa de Desenvolvimento Internacional do Royal College of General Practitioners, fundação filantrópica que presta atendimento à saúde da família. Durante a visita, o médico relatou que o Paidéia inova porque proporciona uma visão mais abrangente do cidadão e muito rica enquanto envolvimento com a comunidade.

Garth disse ainda que pretende relatar a experiência do Paidéia para todos os locais do mundo que visitar. "Devemos disseminar esta idéia. O caminho é esse", afirmou.

Um ano ampliando cuidados - No próximo domingo (18 de agosto), Campinas comemora um ano do lançamento oficial do Paidéia. E, desde lá, a Secretaria de Saúde já implantou 116 equipes do Paidéia em todas as regiões da cidade. Até o final do ano, serão 150 equipes atendendo às famílias campineiras.

Cada equipe é composta de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Estes são moradores da própria comunidade. A equipe trabalha na prevenção de doenças e dá orientação para gestantes, crianças e idosos.

As pessoas são atendidas nos Centros de Saúde, nas Unidades de Saúde da Família e no Pronto-Socorro da sua região e os casos mais sérios são atendidos em casa pela equipe de saúde responsável por aquela família. Somente nos primeiros seis meses de funcionamento, as equipes realizaram uma média mensal de 2.890 visitas domiciliares.

O Programa Paidéia também colocou em atividade as Unidades (módulos) de Saúde da família do Jardim Lisa, Jardim Rossin, Parque Oziel, Parque Itajaí, Campina Grande, e Caic Santa Lúcia. Até setembro, também estarão em atividade as unidades do Satélite Íris, Nova América e Village.

Por meio do Paidéia, a Secretaria de Saúde ainda inaugurou as novas dependências do CS (Centro de Saúde) São Quirino e o novo prédio do PS (Pronto-Socorro) São José. Também captou recursos adicionais de R$ 500 mil por mês do MS (Ministério da Saúde) e assinou convênio com o MS que prevê repasse de recursos para construção do Centro de Saúde da Vila União. A previsão é de que as obras estejam concluídas até meados de 2003.

Volta ao índice de notícias