Prefeitura prossegue com interdição e limpeza de ferro velho

14/08/2002

Material está sendo levado para o pátio do DLU e será pulverizado e coberto com lonas até que seja destinado às cooperativas de reciclagem

A Prefeitura de Campinas prossegue, esta semana, com as ações de interdição e limpeza de um ferro velho localizado na avenida Rui Rodrigues, na esquina com a rua Antônio Augusto, no Jardim Novo Campos Elíseos, na Região Sudoeste de Campinas.

A ação, que está sendo realizada em conjunto pelas Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, pela AR7 (Administração Regional) e pela Guarda Municipal, começou na última terça-feira (6 de agosto). Até agora já foram removidos perto de 75 toneladas de materiais. A Prefeitura estima que, ao todo, o estabelecimento acumule 150 toneladas.

O ferro velho é clandestino, não tem autorização de uso, nem alvará sanitário. Também é considerado um problema sanitário grave porque oferece grande risco à saúde pública. Além de ser um ponto de risco para dengue, já que serve para a reprodução do mosquito que transmite o vírus da doença, também é foco de outros vetores como ratos, moscas e baratas, entre outros.

A região do Novo Campos Elíseos (que compreende Balão do Laranja e Santa Lúcia), onde está instalado o ferro velho, é uma área histórica com relação a dengue. Somente este ano, foram confirmados lá 77 casos autóctones da doença.

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Serviços Públicos já tomaram as providências para que o material removido para o pátio do DLU (Departamento de Limpeza Urbana) seja pulverizado. Todo o lixo reciclável também está sendo coberto à medida em que estão se formando as pilhas.

O material ficará protegido com lona até receber a destinação final. Todo o reciclável será enviado ao Programa Municipal de Coleta Seletiva e de lá será encaminhado às cooperativas cadastradas. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Serviços Públicos estimam que o trabalho de retirada vai durar de 10 a 15 dias.