Prefeitura já beneficia mais de 170 mil famílias com o Programa Paidéia da Saúde Família

15/08/2002

Programa, que completa um ano no próximo dia 18,
já colocou em atividade 116 equipes de saúde
que estão indo de casa em casa para prestar
assistência a saúde e cadastrar as famílias

A Prefeitura de Campinas já atinge mais de 170 mil famílias com o Programa Paidéia - Saúde da Família. No próximo domingo (18 de agosto), o Paidéia completa um ano. O programa foi lançado oficialmente em 18 de agosto de 2001.

Desde lá, a Secretaria de Saúde já implantou 116 equipes de saúde que vão de casa em casa cadastrando famílias. Elas são compostas de médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Algumas ainda são ampliadas com ginecologista-obstetra e pediatra. Cada uma delas é responsável por 1.500 famílias.

A equipe trabalha na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na orientação e acompanhamento de situações específicas da vida da família, como gravidez, recém-nascidos, idosos, hipertensos, diabéticos, portadores de necessidades especiais, entre outros. As pessoas são atendidas nas Unidades de Saúde da Família, nos Centros de Saúde e no Pronto-Socorro de sua região. Alguns casos, como os de pessoas acamadas, são atendidos em casa.

Somente nos primeiros seis meses de atividade, as equipes realizaram uma média mensal de 2.890 visitas domiciliares. As gestantes passaram a ser acompanhadas antes do terceiro mês de gravidez. Antes de 2001, mais de 50% delas só conseguiam ter acompanhamento pré-natal depois do 4º mês.

O Paidéia também colocou em atividade Núcleos de Saúde Coletiva em 24 dos 46 Centros de Saúde da cidade. O Núcleo coordena as ações de saúde coletiva na sua área. As atividades incluem identificar as doenças mais comuns de cada região, analisar e divulgar os dados e desencadear os cuidados necessários para cuidar dos pacientes e prevenir novos casos.

Também promove ações de educação em saúde, inclusive as relacionadas ao meio ambiente, à saúde do trabalhador e a outros riscos sociais. E, além de apoiar as equipes de saúde da família, treina e supervisiona os trabalhos dos agentes de saúde.

Com todas estas inovações, o Paidéia ampliou a capacidade da Prefeitura de resolver os problemas de saúde da população e passou a cuidar de seus cidadãos mais de perto. No caso da dengue, por exemplo, somente no ano
passado, as equipes visitaram 130.429 famílias à procura de possíveis casos da doença.

Além disso, vistoriaram 2.905 locais que oferecem condições propícias para a proliferação do mosquito da dengue, como borracharias e ferros velhos. Deste total, 311 foram eliminados definitivamente.

O exemplo mais recente deste tipo de ação, ocorreu no último dia 6 de agosto, quando a Secretaria de Saúde interditou e iniciou a limpeza de um ferro velho na Região Sudoeste da cidade. O local acumulava cerca de 150
toneladas de material e oferecia sério risco à saúde pública, já que propiciava a proliferação de ratos, baratas, mosquitos e outros animais que podem transmitir doenças ao homem.