Prefeitura faz festa para comemorar um ano de Paidéia

16/08/2002

Para viabilizar o Programa, a Secretaria de Saúde já capacitou mais de 2 mil trabalhadores, ampliou a carga horária de quase 200 e contratou 1.152 profissionais de saúde, aumentando o quadro em 70 funcionários

O Programa Paidéia – Saúde da Família, da Prefeitura de Campinas, completa um ano do seu lançamento oficial no próximo domingo (18 de agosto). Para comemorar a data, a Secretaria de Saúde vai realizar uma festa para todos os trabalhadores da saúde. O evento será na Estação da Fepasa, das 10 às 14h30.

Os cinco Distritos de Saúde e o Hospital Municipal Mário Gatti vão apresentar os trabalhos desenvolvidos por suas equipes. Também haverá briquedoteca, barracas de comidas e de artesanatos e a apresentação de painéis e de vídeos.

A festa terá participação da prefeita Izalene Tiene, do Secretário de Saúde Gastão Wagner de Sousa Campos e do diretor do Hospital Municipal Mário Gatti Adail de Almeida Rollo e de convidados. As comemoração será encerrada com roda de samba com o grupo Quarteto de Cordas Vocais.

Ampliação do número de profissionais - Para viabilizar o Paidéia, a Secretaria de Saúde já contratou 1.152 profissionais para a rede básica de saúde, dos quais 500 são agentes comunitários de saúde, 242 são médicos e 340 são profissionais para diversos outros cargos. Do total, 582 contratações foram para repor vagas de pessoal que se desligou da rede.

A Secretaria ainda aumentou o quadro em 70 profissionais, sendo 40 médicos e 30 outros profissionais. E ampliou a carga horária de 102 médicos e de 95 outros funcionários de 20 para 36 horas semanais.

Também foram capacitados mais de 2 mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, dentistas, profissionais de saúde mental e de urgência e emergência. Eles foram capacitados com conteúdos gerais e específicos.

Os treinamentos acontecem em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e envolvem professores da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica). ONGs, como a IPES (Instituto de Pesquisas Especiais) e a Movimento, também atuam com a Secretaria de Saúde nas capacitações. Outras secretarias como as de Assistência Social e de Educação também são parceiras nos treinamentos.

Entre os principais temas das capacitações podem ser destacados a humanização, abordagem sistêmica da família, sexualidade, ambiente saúde e trabalho, clínica e direitos humanos, dependência química, ações afirmativas frente à violência e nutrição e saúde.

Ampliação dos cuidados – No último dia 6, a Secretaria de Saúde iniciou a capacitação dos 125 médicos generalistas da rede em Saúde da Mulher. A atividade, organizada em parceria com a FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp, acontece sempre às terças-feiras e quartas-feiras a tarde, no prédio da FCM, e terá duração de seis semanas. Até o final deste ano, a Secretaria de Saúde vai capacitar três turmas de generalistas. Nesta primeira, estão inscritos 50 profissionais.

O intuito é que os generalistas estejam preparados para prestar todos os cuidados à saúde da mulher e em todas as fases vida, com ênfase para a fase adulta e para a adolescência. Alguns temas a serem enfocados neste treinamento serão a assistência ao pré-natal e às doenças ginecológicas mais simples, à anticoncepção e à menopausa.

Na segunda quinzena de setembro, a Secretaria de Saúde inicia a capacitação dos médicos e enfermeiros generalistas em saúde da criança.