Prefeitura de Campinas tem serviço qualidade para tratar câncer de mama

20/08/2002

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família, proporciona assistência integral à saúde das mulheres. Neste sentido, atualmente, todo mês, 1.700 cidadãs são submetidas à mamografia na rede municipal de saúde.

O exame permite a detecção precoce do câncer de mama, doença que atinge 49,9 mulheres a cada grupo de 100 mil campineiras. O câncer de mama é o mais freqüente nas mulheres ocidentais.

São 20.200 exames por ano realizados num aparelho de última geração e com um mastologista – médico especialista em mama - que faz a leitura dos exames. Até 98, eram feitos 150 mamografias por mês na rede municipal de saúde.

No último ano, o município conseguiu aumentar o número de diagnósticos da doença e, além disso, melhorar a taxa de detecção precoce da doença, quando o câncer tem maior probabilidade de cura.

Em 2001, Campinas diagnosticou 123 casos de câncer de mama. Deste total, 68 ou seja, 55%, foram detectados no início, quando a doença está restrita à mama e tem maior probabilidade de cura. Em 2000, foram detectados 73 casos, dos quais 33 – 45% - foram diagnosticados na fase inicial.

E o que é melhor, a cidade conseguiu reduzir em média quatro meses o tempo entre o diagnóstico de um câncer de mama que necessita de cirurgia e a realização do seu tratamento.

O número coloca o município como um exemplo quanto a atuação do setor
público na detecção precoce da doença. A média de detecção precoce do câncer de mama – in cito - da rede pública de saúde de Campinas é três vezes maior que a média do Estado de São Paulo.
As mulheres com indicação para realizar mamografia são aquelas com mais de 50 anos, que devem fazer o exame anualmente. Aquelas que já tiveram algum caso na família devem começar o exame mais cedo, logo após os 40 anos. Também estão indicadas para o exame as mulheres de todas as faixa etária que identificarem alguma alteração na mama durante o auto-exame.

O auto-exame de mama ou seja, a palpação das mamas, deve ser realizado, pelo menos, uma vez por mês, após a menstruação. Além disso, a mulher deve procurar a sua equipe de saúde do Paidéia ou o Centro de Saúde da sua região pelo menos uma vez por ano para fazer o exame ginecológico e ser orientada sobre a importância dos exames de rotina, dentre eles o de prevenção do câncer de mama. Nesta ocasião, ela será acolhida pela equipe de saúde e, se necessário, passará por exames específicos. Este tipo de atendimento é chamado de assistência primária.

A Prefeitura também tem dois ambulatórios de referência para as doenças relacionadas à mama: a Policlínica II e o Ambulatório Ouro Verde. Nestes dois locais são feitos diagnóstico e tratamento final das doenças benignas da mama. É o que se chama de tratamento secundário, para o qual a Maternidade de Campinas também dá retaguarda.

As mulheres que já têm um câncer instalado são encaminhadas ao Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e ao Hospital Celso Pierro, da PUC-Campinas. Além da cirurgia, as mulheres que já têm um câncer instalado, recebem assistência psicológica.

Volta ao índice de notícias