Campinas vacina menores de cinco anos contra a paralisia infantil

21/08/2002

Somente de gota em gota, o Brasil vence a pólio.

Por isso, todos os cidadãos menores de cinco anos devem tomar a gotinha, independente de terem tomado doses anteriormente. Os pais devem levar a carteira de vacina. As doses são gratuitas

Para proteger a saúde das crianças, a Prefeitura de Campinas vacina, no próximo sábado (24 de agosto), cidadãos de 0 a 5 anos contra a paralisia infantil. Todos os meninos e meninas com idades nesta faixa etária devem tomar a gotinha contra a poliomielite, independente de terem tomado doses anteriores. Esta é a segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação. A primeira ocorreu em junho.

Os pais devem levar o cartão de vacinação da criança porque também serão atualizadas as doses que estiverem em atraso. No entanto, quem não tiver o documento, deve comparecer ao posto de vacinação da mesma forma.

Em Campinas, a meta é vacinar, pelo menos, 95% das 80.353 crianças menores de cinco anos. Para isso, a Secretaria de Saúde do Estado disponibilizou 105 mil doses da vacina contra a paralisia infantil, além de doses contra difteria, coqueluche e tétano, sarampo, tuberculose, caxumba e rubéola e contra hepatite B.

No ano passado, a cobertura vacinal de Campinas foi de 87,1%. Na primeira etapa deste ano, em junho, foram vacinadas 72.776, o que corresponde a 84% do total de crianças.

A poliomielite ainda ocorre no mundo, principalmente nos países situados na África do Sul. E, devido a grande circulação de pessoas entre os países, o risco de reintrodução da doença no Brasil é muito presente. Por isso, é fundamental que todas as crianças compareçam aos postos de vacinação no sábado. A gotinha é a única forma de manter a doença erradicada de Campinas e do Brasil.

Contingente – Perto de 907 pessoas estarão trabalhando na Campanha em Campinas, quando serão disponibilizados 276 postos de vacinação, sendo 169 fixos e 107 volantes. Perto de 100 veículos vão estar circulando em função da Campanha. Os postos estarão instalados nos Centros de Saúde e em escolas, igrejas e outros estabelecimentos. A zona rural vai ser percorrida pelos postos volantes. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br, no site da saúde www.campinas.sp.gov.br/saude e ainda podem ser obtidos pelo telefone 156.

Saiba mais sobre a poliomielite – A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é causada por um vírus. É uma doença contagiosa e os sintomas iniciais são febre, mal estar, dor de cabeça, disenteria e rigidez de nuca acompanhada ou não de paralisia. Cerca de 1% dos infectados desenvolvem a forma paralítica da doença.