Prefeitura de Campinas chama escolas para participarem da luta contra a dengue

23/08/2002

Primeiro passo para a parceria será dado na terça-feira (27),
durante Arrastão da Prevenção.
Evento foi viabilizado pela iniciativa privada, Unicamp e ONGs

A Prefeitura de Campinas convoca todas as escolas de Campinas, públicas e particulares, para darem uma força na luta contra a dengue. E, para subsidiá-las nesta tarefa, na próxima terça-feira (27 de agosto), a Secretaria de Saúde, em conjunto com as Secretarias de Educação e de Cultura, promove o Arrastão da Prevenção.

Para viabilizar o evento, a Prefeitura conta com as parcerias da iniciativa privada, de Universidades, de ONGs e da Secretaria de Saúde do Estado. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) participa com o apoio financeiro. A Tetra Pak é responsável pela produção e impressão de folhetos com dicas para evitar a doença. O Clube de Regatas cedeu o espaço para o evento.

O Mc Donalds vai doar lanches para crianças que forem visitar as exposições permanentes sobre dengue, que acontecerão no Museu Dinâmico de Campinas e na Estação da Fepasa, a partir de 17 de setembro.

A Unicamp, por meio do IPES (Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade), idealizou e produziu, em conjunto com o Distrito de Saúde Norte, o Jogo do Saber: Dengue. A brincadeira é um bingo com finalidade educativa. Os 2 mil jogos foram impressos pelos Cadernos Jandaia e serão entregues para as escolas que participarem do lançamento do Arrastão da Prevenção.

A Fundação Educar Dpaschoal é responsável pela doação das cartilhas Dengue: Nunca Mais. E a Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) está disponibilizando recursos, além de fornecer apoio para o evento.

O Arrastão da Prevenção marca o início de uma grande campanha educativa e preventiva da dengue. As atividades desta terça-feira são direcionadas aos diretores das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade ou a seus representantes. A idéia é que eles disseminem as atividades para professores e alunos, que atuarão como multiplicadores das ações educativas para o combate a dengue.

Para participar, basta que a escola inscreva seu diretor ou representante, antecipadamente, pelo telefone (19) 3735 0233 ou 3735 0286. Além dos integrantes das escolas, também vão participar do lançamento a prefeita Izalene Tiene, autoridades locais e representantes das Universidades, empresas, profissionais das Secretarias envolvidas e da Sucen. O evento é gratuito e quem participar ainda irá receber material de apoio para as atividades.

Jogo do Saber – É um jogo educativo que pretende informar e estimular a população a participar da luta contra a dengue. O material foi desenvolvido pelo Programa Comunidade Saudável, que é uma parceria entre Distrito de Saúde Norte e Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa – Ação (LIPA) da Unicamp. A parceria foi estabelecida por meio de convênio com o IPES.

Estatística – Em 2002, Campinas já notificou 10.001 casos suspeitos de dengue. Deste total, foram confirmados 1.398, sendo que 1.193 são casos de pessoas que contraíram a doença em Campinas e 175 foram infectados em outras cidades. Outros 28 casos ainda estão sendo investigados para que se saiba se são importados ou foram infectados em Campinas mesmo.

Dentre os casos confirmados, 5 são de dengue hemorrágica e outros 6 são casos que apresentaram alguma complicação. Todos foram curados. Um caso, de um homem de 24 anos que morreu, ainda está sendo investigado pelas Secretarias de Saúde do Estado e de Campinas para que se conclua se a morte foi causada por dengue mesmo.

A epidemia enfrentada por Campinas neste 2002 é grave. A cidade chegou a confirmar até 90 casos da doença numa só semana. Também foi identificada pela primeira vez a circulação do vírus tipo III, que é mais agressivo, provoca mais casos de dengue hemorrágica e os casos simples são mais graves.

A Secretaria de Saúde, no entanto, teve uma atuação eficaz no combate à epidemia. A maior parte dos casos foi diagnosticada bem no início dos sintomas. Isto evita o agravamento dos quadros. Além disso, para cada caso confirmado, foram examinados outros oito suspeitos. O número é um recorde. E indica que o sistema de saúde de Campinas está ativo. É o que se chama de busca ativa dos casos.