Prefeitura cadastra 730 propriedades rurais na área do Taquaral

23/08/2002

Estratégia faz parte do conjunto de ações
adotadas para enfrentar a raiva animal

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, cadastrou 730 propriedades rurais na área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Taquaral, nos bairros Monte Belo, Bananal, Carlos Gomes, Recanto dos Dourados e Gargantilha.

O cadastramento, que começou em 3 de julho e terminou na quinta-feira da semana passada (15 de agosto), faz parte da série de intervenções que estão sendo adotadas para enfrentar a raiva em herbívoros – bovinos, eqüinos, suínos e ovinos -, na região Leste da cidade. As intervenções também incluem realização de levantamento dos casos de raiva e mapeamento das colônias de morcego.

Durante a ação, os profissionais de saúde também notificaram casos positivos da doença em bovino e em morcego e identificaram 33 colônias de morcegos, das quais duas são de morcegos hematófagos.

Os trabalhos foram realizados por 27 trabalhadores, entre agentes de saúde, profissionais do CS Taquaral, da Visa Leste (Vigilância em Saúde) e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Eles trabalharam devidamente identificados.

As ações também incluíram orientações à população sobre a importância de vacinar herbívoros - bovinos, eqüinos, suínos e ovinos – e cães e gatos, além do levantamento da população de tratadores e de outros profissionais que têm contato com os herbívoros para verificar necessidades de medidas de prevenção a serem adotadas.

Epizootia - Campinas vem registrando casos de raiva em herbívoros desde 2000, quando a doença atingiu animais no Distrito de Joaquim Egídio, na região Leste da cidade. Em 2001, a doença atingiu também Souzas e a área rural do Taquaral, quando a Secretaria de Saúde confirmou 30 casos de raiva, distribuídos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos. Em 2002, já foram confirmados 23 casos em herbívoros e um em morcego.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

Controle - O controle da raiva em herbívoros deve ser feito por meio de vacinação do rebanhos e do controle da população de morcegos. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário. Em áreas onde ocorre muitos casos, a revacinação é obrigatória e deve ser feita a cada seis meses.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura realiza campanha de vacinação contra a raiva para estes animais todo ano. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses mantém a vacinação durante todo ano. A vacinação é grátis.

Este ano, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal no município começa em setembro, nos dias 14 e 15, na Região Sul, 21 e 22, na Região Sudoeste, 28 e 29, na Região Leste e, em outubro, nos dias 5 e 26 , na Região Norte, e 19 e 20, no Distrito Noroeste. A expectativa é vacinar mais de 102 mil animais entre cães e gatos.

Em 2001, foram vacinados 102.504, sendo 94.076 cães e 8.458 gatos. Além disso, para cada caso de raiva animal notificado foi realizada vacinação intensiva de cães e gatos em toda região de abrangência da propriedade em que houve o caso.

Além da vacinação, é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.