Prefeitura remove 17 toneladas de entulhos na região Leste

26/08/2002

Ação faz parte das atividades contra a dengue

Equipes da Secretaria de Saúde removeram, no penúltimo sábado (17 de agosto), 17 toneladas de entulhos e outros materiais que podem servir para proliferação do mosquito que transmite a dengue na Região Leste de Campinas.

A ação foi na área de abrangência do Centro de Saúde São Quirino, nos quarteirões que vão desde o início da rua Moscou até o Gênesis. Perto de 150 pessoas trabalharam no arrastão. Também atuaram em conjunto com as equipes da Saúde, a Ecocamp e a Secretaria de Serviços Públicos.

Arrastão da Prevenção – Para somar mais esforços na luta contra a dengue, às 14h de amanhã terça-feira (27 de agosto), no Clube Campineiro de Regatas, a Secretaria de Saúde realiza o Arrastão da Prevenção.

O evento marca o início de uma grande campanha educativa e preventiva da dengue, com participação efetiva de todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Durante a atividade, serão divulgadas gincanas e exposição permanente dos trabalhos sobre a dengue desenvolvidos pelos alunos de todas as escolas.

O arrastão acontece em parceria com as Secretarias de Saúde, de Educação e de Cultura e tem apoio de empresas da região, ONGs e Universidades.

Todas as escolas estão convidadas para participar. Para isso, basta que cada uma inscreva seu diretor antecipadamente pelo telefone 19 3735 0233 ou 0286. Além dos integrantes das escolas, também vão participar do lançamento a prefeita Izalene Tiene e autoridades locais e representantes das Universidades e empresas.

Jogo do Saber – As escolas que participarem do Arrastão da Prevenção vão receber, dentre outros materiais, o Jogo do Saber: Dengue. É um jogo educativo que pretende informar e estimular a população a participar da luta contra a dengue. O material foi desenvolvido pelo Programa Comunidade Saudável, que é uma parceria entre Distrito de Saúde Norte e Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa – Ação (LIPA) da Unicamp. A parceria foi estabelecida por meio de convênio com o IPES (Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade).

Estatística – Em 2002, Campinas já notificou 10.001 casos suspeitos de dengue. Deste total, foram confirmados 1.398, sendo que 1.193 são casos de pessoas que contraíram a doença em Campinas e 175 foram infectados em outras cidades. Outros 28 casos ainda estão sendo investigados para que se saiba se são importados ou foram infectados em Campinas mesmo.

Dentre os casos confirmados, 5 são de dengue hemorrágica e outros 6 são casos que apresentaram alguma complicação. Todos foram curados. Um caso, de um homem de 24 anos que morreu, ainda está sendo investigado pelas Secretarias de Saúde do Estado e de Campinas para que se conclua se a morte foi causada por dengue mesmo.

A epidemia enfrentada por Campinas neste 2002 é grave. A cidade chegou a confirmar até 90 casos da doença numa só semana. Também foi identificada pela primeira vez a circulação do vírus tipo III, que é mais agressivo, provoca mais casos de dengue hemorrágica e os casos simples são mais graves.

A Secretaria de Saúde, no entanto, teve uma atuação eficaz no combate à epidemia. A maior parte dos casos foi diagnosticada bem no início dos sintomas. Isto evita o agravamento dos quadros. Além disso, para cada caso confirmado, foram examinados outros oito suspeitos. O número é um recorde. E indica que o sistema de saúde de Campinas está ativo. É o que a Saúde chama de busca ativa dos casos.