Arrastão da Prevenção reúne 250 pessoas no Regatas

27/08/2002

Crianças e jovens que freqüentam escolas públicas e privadas de Campinas são os mais novos convocados para se aliarem à Prefeitura na luta contra a dengue. A Secretaria da Saúde, em conjunto com as Secretarias de Educação e Cultura, lançou nesta terça-feira (27 de agosto), no Clube Campineiro de Regatas, o Arrastão da Prevenção. A estimativa é que 250 pessoas, entre representantes das escolas e dos Distritos de Saúde e Centros de Saúde, tenham comparecido ao evento.

Com o Arrastão da Prevenção, que nesta terça foi direcionado aos diretores ou a outros representantes das escolas, a Prefeitura pretende unir esforços da sociedade numa grande campanha educativa e preventiva da dengue. Além de conhecer a situação do município em relação à doença, cada representante de escola recebeu material de apoio para as ações.

Um dos materiais distribuídos foi o Jogo do Saber: Dengue. O jogo educativo foi desenvolvido pelo Programa Comunidade Saudável, que é uma parceria entre Distrito de Saúde Norte e Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa da Unicamp. Foram distribuídos 2 mil exemplares.

Os participantes do evento também receberam cartilhas e folhetos educativos, além de disquetes com brincadeiras. Ainda foram informados sobre gincanas e exposição permanente dos trabalhos sobre a dengue, que serão montados a partir de trabalhos desenvolvidos pelos alunos de todas as escolas.

A Prefeitura também conta com a parceria de representantes da iniciativa privada – CPFL e Tetra Pak -, da Unicamp, da Fundação Educar, dos Cadernos Jandaia e da Secretaria de Saúde do Estado para viabilizar o Arrastão. O Clube de Regatas cedeu o espaço para o evento e o Mc Donalds vai doar lanches para crianças que forem visitar as exposições permanentes sobre dengue, que acontecerão no Museu Dinâmico de Campinas e na Estação da Fepasa, a partir de 17 de setembro.

O superintendente da Sucen (Superintendente do Controle de Endemias), Luiz Jacintho, elogiou a iniciativa de Campinas de realizar o Arrastão da Prevenção. Para ele, a mobilização social é fundamental para promover o ambiente seguro que protege não só contra a dengue mas contra outras doenças, como a leptospirose, por exemplo. "A Sucen, que representa a Secretaria Estadual da Saúde, é parceira da Secretaria de Saúde de Campinas nesta e noutras atividades atividade e espera que idéias como o Arrastão da Prevenção se propaguem para o restante do Estado", disse.

Cata-criadouro - A Prefeitura também prossegue com as ações nas cinco regiões da cidade para enfrentar a doença. Nesta quarta-feira (28 de agosto), equipes da Secretaria de Saúde realizam cata-criadouro no Parque Xangai, que está localizado na área de abrangência do Centro de Saúde Vista Alegre, na Região Sudoeste da cidade.

Na quinta-feira (29 de agosto), a ação será no bairro 10 de março, que está localizado na área do Dic 1. Os trabalhos acontecem todas as quintas-feiras na Região Sudoeste. Este dia da semana foi apontado pelas equipes do Distrito de Saúde Sudeste como dia D para ações contra a dengue. Na quinta-feira da semana passada (22 de agosto), a ação foi no Mafuz e Ouro Verde.

Também na Sudoeste, no bairro Santo Antônio, as equipes removeram, no último dia 17, 450 quilos de materiais que podem servir para proliferação do mosquito que transmite a dengue, além de terem recolhido 100 pneus. O Santo Antônio fica na região de abrangência do CS Dic 3, perto da Vila Industrial.