Crianças de Campinas são orientadas sobre dengue, com jogos e brincadeiras

28/08/2002

Escolas recebem materiais educativos e estão convocadas
para participar de gincanas e exposições.
Idéia é que alunos sejam multiplicadores de informações sobre a doença

Para orientar as crianças sobre como combater a dengue, a Prefeitura de Campinas distribuiu na última terça-feira (27 de agosto), o Jogo do Saber: Dengue para 150 escolas que participaram do Arrastão da Prevenção. A brincadeira foi desenvolvida pelo Distrito de Saúde Norte em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com o apoio da iniciativa privada.

O jogo funciona na mesma lógica do bingo e tem 75 conceitos sobre a dengue, o mosquito transmissor e as formas de evitar a doença. O material foi desenvolvido com base em informações que a população gostaria que fosse passada porta a porta ou de escola em escola.

O Arrastão da Prevenção aconteceu no Clube de Regatas e teve participação de 250 pessoas, entre representantes das escolas e trabalhadores da saúde. Além do Jogo do Saber, os participantes foram informados sobre a situação da dengue em Campinas e receberam cartilhas e folhetos com explicações sobre a doença. O objetivo é que as crianças e jovens que freqüentam as escolas da cidade aprendam sobre dengue, por meio de jogos e brincadeiras.

Gincana - O próximo passo do trabalho com as escolas será dado dia 15 de setembro, quando a Prefeitura de Campinas realiza a Primeira Gincana do Arrastão da Prevenção. A brincadeira acontece das 9h às 12h, na Praça das Bandeiras, na Lagoa do Taquaral, próximo às quadras esportivas.

Serão disponibilizadas 600 vagas para as escolas públicas e particulares. Cada instituição poderá enviar dois alunos representantes com idades entre 10 a 12 anos. Para isso, a escola terá que promover um concurso de estórias em quadrinhos e escolher as duas melhores. Os ganhadores participarão da gincana e terão seus trabalhos expostos no Museu Dinâmico do Taquaral e Estação Cultura (Fepasa).

A melhor estória em quadrinho ainda será publicada em Diário Oficial do Município no Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro. A intenção da Prefeitura é reunir todas as estórias confeccionados pelas crianças para a confecção de um gibi educativo.

As escolas interessadas em participar devem inscrever, na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3735 0475, um responsável para acompanhar as crianças no dia da gincana. Os participantes receberão camisetas e as escolas receberão um certificado de participação. Também serão sorteados brindes para as crianças.