Vacinação contra a paralisia infantil termina nesta sexta-feira - 30 de agosto

29/08/2002

Crianças de Campinas com idade até cinco anos ainda têm até esta sexta-feira (30 de agosto) para tomar a gotinha que protege contra a paralisia infantil. Para isto, basta procurar o Centro de Saúde mais próximo. A vacina é gratuita e, mesmo quem tomou a vacina na primeira etapa da Campanha, em junho, deve repetir a dose.

Na oportunidade, também será possível atualizar a carteira de vacinação e tomar, de graça, as doses contra difteria coqueluche e tétano, sarampo, tuberculose, caxumba, rubéola e contra hepatite B.

A estratégia é parte da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde, realizada em todo País no último sábado (24 de agosto). Em Campinas, porém, a meta de vacinar 95% das crianças nesta faixa etária não foi alcançada. No dia, 81,35% da população de Campinas, ou seja 69.684 cidadãos com idade até 5 anos compareceram aos postos de vacinação. E, por isso, a vacinação foi prorrogada por toda esta semana (de 26 a 30 de agosto).

É muito importante que as crianças tomem a vacina, todos os anos, e nas duas
etapas da Campanha. Embora a paralisia infantil não ocorra mais em Campinas e no Brasil há alguns anos, ela ainda atinge crianças de vários países do mundo. Por este motivo, e pela facilidade que as pessoas têm atualmente de circular de um país para outro, o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil é muito presente. E a vacinação é a única maneira de evitar que a doença volte a acometer cidadãos campineiros.

Volta ao índice de notícias