Campinas realiza 6a Conferência Municipal de Saúde

29/08/2002

Representantes da Secretaria de Saúde, das Universidades, dos hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde), dos trabalhadores e dos usuários se reúnem de sexta-feira (30 de agosto) a domingo (1 de setembro), na 6a Conferência Municipal de Saúde, para avaliar a situação do SUS no município e definir as políticas de saúde para os próximos dois anos.

Neste ano, o tema da Conferência é: Os Desafios da Inclusão Social com Participação. O evento será no Colégio Notre Dame, que fica na rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151, e começa às 18h30 desta sexta-feira (30 de agosto). As Conferências de Saúde são garantidas por lei federal e representam o momento máximo de definição da política de saúde nos municípios. Em Campinas, elas ocorrem a cada dois anos.

De acordo com a Secretária Adjunta de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, o tema escolhido coloca para os 500 delegados uma difícil tarefa. A de apontar diretrizes que sejam tão abrangentes a ponto de conseguir responder a necessidade de uma cidade onde convivem doenças da extrema pobreza com males da civilização e riqueza.

"E esta tarefa se torna mais difícil porque aponta para a necessidade de fazer do SUS Campinas mais um instrumento da inclusão social e garantir que esta inclusão se dê com a participação ampla daqueles que se pretende incluir", diz Maria do Carmo.

A conferência Desafios do SUS: Persistir numa ética em defesa da vida na saúde será o primeiro debate do evento e começa às 19h30 de sexta. O palestrante será o professor dr. Emerson Elias Merhy, da Faculdade de Medicina Preventiva e Social da Unicamp. A mesa será coordenada pelo Secretário Municipal de Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos.

No sábado (31 de agosto), as atividades começam às 8h e serão discutidos a Organização da Assistência - que inclui assistência básica e retaguarda de exames e especialidades -, Assistência hospitalar – que inclui urgência e emergência -, Financiamento, Gestão, avaliação e controle social, Política de medicamentos e assistência farmacêutica e Educação em saúde.

A pauta de domingo (1 de setembro), quando as discussões também iniciam às 8h, inclui plenária final com aprovação das propostas. A Conferência encerra às 17h. O evento tem apoio do Banco do Brasil e do Colégio Notre Dame.