Programa Paidéia recebe prêmio da Sociedade de Medicina nesta sexta (30 de agosto)

30/08/2002

Programa foi premiado pelo
"espírito inovador e vasto alcance social"

O Programa Paidéia – Saúde da Família, implantado em Campinas pela Secretaria Municipal de Saúde, recebe nesta Sexta-feira (30 de agosto), o Prêmio Paes Leme, da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas). O Prêmio, que está em sua terceira edição, será entregue às 20h na sede da SMCC.

Todos os anos, a SMCC concede o prêmio a um projeto da área médica. Em 2002, a entidade vai premiar o Paidéia. De acordo com o presidente da SMCC, o médico Albert Zeitouni, o projeto foi escolhido pelo "espírito inovador e vasto alcance social, o que tem resultado em positivas manifestações junto à classe médica de Campinas".

Um ano ampliando cuidados – O Paidéia é o Programa da Saúde da Família, implantado pela Prefeitura de Campinas em 2001. Desde então, a Secretaria de Saúde já implantou 116 equipes do Paidéia em todas as regiões da cidade. Cada uma atende a 1 mil famílias campineiras. Até o final de 2002, serão 150. A meta é que 200 estejam em atividade até 2004.

Cada equipe é composta de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Elas vão de casa em casa para cadastrar as pessoas e prestar assistência à saúde das famílias. Trabalham na promoção à saúde, na prevenção e no atendimento a doentes e valorizam a educação em saúde de todas as pessoas da família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos.

As pessoas são atendidas nos Centros de Saúde, nas Unidades de Saúde da Família e no Pronto-Socorro da sua região e os casos mais sérios são atendidos em casa pela equipe de saúde responsável por aquela família. Somente nos primeiros seis meses de funcionamento, as equipes realizaram uma média mensal de 2.890 visitas domiciliares.

O Programa Paidéia também colocou em atividade as Unidades (módulos) de Saúde da família do Jardim Lisa, Jardim Rossin, Parque Oziel, Parque Itajaí, Campina Grande, e Caic Santa Lúcia. Até setembro, também estarão em atividade as unidades do Satélite Íris, Nova América, Rosália e Village.

Por meio do Paidéia, a Secretaria de Saúde ainda inaugurou as novas dependências do CS (Centro de Saúde) São Quirino e o novo prédio do PS (Pronto-Socorro) São José. Também captou recursos adicionais de R$ 500 mil por mês do MS (Ministério da Saúde) e assinou convênio com o MS que prevê repasse de recursos para construção do Centro de Saúde da Vila União. A previsão é de que as obras estejam concluídas até meados de 2003.