Banco de Leite Humano tem aumento de 143% nas doações de leite materno

30/08/2002

Serviço é uma parceria da Prefeitura com a Maternidade de Campinas e tem
uma média de 82 receptores mensais. A semana mundial de incentivo ao aleitamento materno é
comemorada na primeira semana de agosto.

Este ano, no Brasil, as comemorações acontecem de 4 a 10 de novembro com o lema: "Bom para a mãe, melhor para o bebê"

As doações de leite materno do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas aumentaram, após a primeira semana de agosto, de 3,5 litros para 8,5 litros semanais. Com isso, o volume de leite doado cresceu 143% em relação ao primeiro dia do mês, quando serviço corria o risco de desabastecimento.

A falta do alimento prejudica os bebês prematuros e aumenta o risco de infecção e de outras complicações. Atualmente, a média mensal de receptores do Banco de Leite Humano de Campinas é de 82 bebês. E, desde maio, o Centro vinha registrando uma queda no número de doadoras. Foram 38 em maio. Em junho, o serviço contava com 26. Em julho, este número caiu para 21. A situação preocupava, de acordo com a coordenação do Banco.

Atualmente, a situação está mais tranqüila. Porém, mesmo com o aumento do volume de leite doado, a médica Claúdia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do serviço, ressalta que a quantidade não é suficiente para garantir os estoques por períodos mais prolongados. "Por isso, é necessário que as doações sejam permanentes e que o Banco receba novas doadoras sempre", diz Cláudia.

O Banco de Leite também recebeu uma boa quantia frascos – recipientes de vidro com tampas plásticas utilizados para armazenar o leite. E, além disso, várias mães que estão amamentando também procuraram o serviço para obter esclarecimentos quanto às dúvidas e dificuldades enfrentadas nesta fase.

O serviço ainda recebeu 98 ligações, por telefone, de cidadãs que desejavam se informar sobre a maneira correta de armazenar leite para o próprio filho e queriam esclarecimentos sobre como superar dificuldades na amamentação e sobre como doar leite e frascos. O número é um recorde, já que, neste ano, o maior número de ligações foi registrado em abril, quando 36 pessoas contataram o Banco de Leite por telefone.

Saiba mais sobre o Banco de Leite

O Centro de Lactação Municipal de Campinas - Banco de Leite Humano é o serviço de referência do município responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno. Além disso, é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano. Foi criado em 1993, numa parceria da Prefeitura com a Maternidade de Campinas.

O leite materno é o único alimento que deve ser oferecido ao bebê até o sexto mês de vida. Enquanto está oferece só o peito, a mãe não precisa dar água, chá ou qualquer outro tipo de alimento nos intervalos da mamada para o bebê.

As crianças amamentadas têm menor risco de apresentar alergias ou infecções. Além disso, o leite materno é econômico e prático, já que está sempre pronto, na temperatura adequada e livre do risco de contaminação, o que propicia crescimento e desenvolvimento mais saudáveis.

Orientações para o sucesso na amamentação:

É importante que toda mulher saiba que é capaz de amamentar, independente do tamanho das mamas e do formato dos mamilos. Durante a gestação, as mamas devem ser expostas ao sol, se possível por 10 minutos, entre 8h e 9h ou após as 16h. As gestantes também devem evitar uso de cremes ou óleos nos mamilos.

A mãe deve oferecer o peito, se possível, poucos minutos após o nascimento. Também deve amamentar sem horários fixos. O bebê não deve dormir no peito ou ficar longos períodos sem mamar.

Antes de colocar o bebê para mamar, se necessário, a mãe deve retirar o excesso de leite da aréola com os dedos, deixando-a macia e fácil de ser abocanhada. Ao posicionar o bebê para mamar, a mãe deve deixá-lo bem apoiado para que posicione a boca na aréola. Caso a mãe sinta dor, deve retirar o bebê e colocá-lo novamente.

Chupetas, mamadeiras ou qualquer outro bico não devem ser oferecidos ao bebê. Este tipo de objeto pode interferir na sucção do bebê e dificultar o aleitamento materno. A mãe também deve tentar oferecer os dois peitos na mesma mamada e iniciar sempre por aquele que foi sugado por último. Isto estimula a produção por igual nas mamas e permite que o leite posterior (rico em gorduras) seja bem aproveitado e que o bebê tenha um bom ganho de peso.

Se as mamas estiverem com grande quantidade de leite (empedradas), a mãe deve fazer massagem e retira o excesso de leite por meio de ordenha natural. Compressas quentes não devem ser feitas.

A mulher deve entrar em contato com o Centro de Lactação Municipal de Campinas - Banco de Leite Humano se desejar doar o leite, necessitar de orientações sobre amamentação e estiver com problemas nas mamas no período da amamentação. O Banco de Leite fica na avenida Orosimbo Maia, 165, no 5o andar da Maternidade de Campinas. O telefone é 19 3731 6039.