Mário Gatti implanta Capelania Hospitalar

30/08/2002

Conselho Ecumênico dará assistência religiosa a pacientes, familiares e funcionários do Hospital. Estão programados cultos diários na Capela

Acaba de ser criado no Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" o Conselho Ecumênico, que será responsável pela Capelania Hospitalar. O Conselho, formado por representantes de diversas instituições religiosas tem a função de planejar, junto à diretoria do HMMG, a logística e a infra-estrutura para a efetivação dos trabalhos da Capelania Hospitalar, entre outras ações.

"A Capelania é uma atividade que vem somar-se ao Projeto de Humanização do Hospital, que já inclui o acolhimento no Pronto-Socorro e outras atividades desenvolvidas nas enfermarias, radioterapia e ambulatório", explica Ana Elisa Name, ouvidora do HMMG e uma das coordenadoras do Projeto de Capelania Hospitalar.

O Conselho Ecumênico, que reúne-se quinzenalmente nas dependências do Hospital, é formado pelo padre católico, Paulo Roberto Rodrigues, pelos pastores Hermínio Pinto Guimenes, da Igreja do Evangelho Quadrangular e Sônia Cardoso, da Igreja Renovada.

Participam, ainda, do Conselho, Edla da Conceição Hernan, representando a Associação dos Voluntários do HMMG, (Avohmag), e Aparecida Agostino, que atua em nome dos funcionários do Hospital.

Este órgão contará com um (a) coordenador (a), eleito entre seus membros, com mandato de um ano, devendo-se observar o critério de rotatividade das instituições ali representadas.

Como funciona

O Serviço de Capelania consta de um culto que acontece de segunda à sexta-feira, das 12h30 e 13h, dirigido a funcionários, pacientes e familiares. Cabe, ainda, aos religiosos promover visitas aos enfermos pelos membros de suas igrejas. Estão programados, também, plantões na Capela Ecumênica das 13h às 16h, para atender pacientes, familiares e funcionários.

O calendário dos cultos reserva a segunda-feira para a Assembléia de Deus, a terça para a Igreja do Evangelho Quadrangular, a quarta para a Igreja Batista, a quinta para a Igreja do Evangelho Renovado e a sexta para os católicos.

O padre católico Paulo Roberto Rodrigues entende que a implantação da Capelania Hospitalar "é um passo decisivo para completar o trabalho de humanização que vem sendo feito no Hospital Mário Gatti, que precisa ser entendendido com um espaço para a vida e onde cada ser humano possa ser reconhecido como a pessoa de Deus".

Sônia Cardoso, da Igreja Renovada, coloca que "os enfermos, num leito de dor, acabam por questionar a fé e a vontade de Deus. Com certeza, essa afirmação da presença divina é um meio de se aliviar a dor e ajudar na recuperação dos enfermos".

O pastor Hermínio Pinto Guimenes, por sua vez, explica que o trabalho religioso no HMMG "tem a função de fazer prevalecer a fé e a obra como meio de aliviar o sofrimento e trazer um pouco de consolo a todos os que convalescem num leito deste hospital".

Volta ao índice de notícias