Comissão vai avaliar qualidade de material médico no Mário Gatti

05/08/2003

Reduzir custos e e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Esses são os principais objetivos da Comissão de Materiais e Equipamentos Médico-Hospitalar, criada no Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti".

A equipe, composta por quatro profissionais de Enfermagem, além de avaliar os produtos médicos a serem adquiridos pelo Hospital, ainda tem a função de acompanhar a aplicação da lei de licitação pública. A implantação dessa Comissão faz parte do Programa de Redução de Desperdício implantado na autarquia.

Para executar essa tarefa, conforme explica Laércio Valvassoura, responsável técnico de Enfermagem do Mário Gatti, a Comissão terá que trabalhar junto com médicos e técnicos das mais diversas áreas para que os produtos sejam avaliados.

"Além desse trabalho de perícia, precisamos, também, desenvolver cursos que possam treinar e capacitar as equipes para que ocorra uma manipulação adequada dos equipamentos e materiais", explica o enfermeiro.

Maria Olivia P. Bianchi da Silva, coordenadora do Setor de Neurologia e Ortopedia do Hospital, que também é membro da Comissão, explica que o grupo tem outra tarefa importante: estabelecer normas para a estocagem de materiais de uso das equipes de enfermagem.

Ela explica que a comissão já iniciou a normalização de estoques inadequados. "O problema está sendo solucionado por meio de parceria com o serviço de Farmácia. O objetivo é reduzir os desperdícios e o mau uso desses produtos", ressalta.

Outro membro da Comissão de Materiais, o enfermeiro Alexandre Batalha, gerente da Clínica Médica, lembra que produtos de má qualidade refletem diretamente na assistência prestada aos usuários e nas relações de trabalho. "O estresse da equipe é sempre maior quando não se consegue desempenhar adequadamente uma determinada tarefa", explica.

Batalha coloca que o avanço tecnológico tem sido responsável pelo lançamento no mercado de uma grande variedade de produtos, de qualidade nem sempre confiável. "Além disso – finaliza o enfermeiro - nem sempre o produto de qualidade está associado ao preço acessível. Daí a necessidade e a importância da implantação desta Comissão dentro do Hospital".

Volta ao índice de notícias