Mário Gatti promove em Campinas o 1º Congresso Internacional de Neurologia e Neurocirurgia

06/08/2003

Evento internacional vai marcar a reestruturação do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti"

O Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" realiza, no período entre 21 e 24 de agosto, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o seu 1º Congresso Internacional de Neurologia e Neurocirurgia.

A iniciativa tem apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Outros renomados profissionais da área darão sua contribuição ao evento.

Estão confirmadas as presenças, como convidados nacionais, de doutores representando entidades como Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital das Clínicas da USP, PUC de Campinas, Unifesp, ICNE, Incor, Hospital do Câncer, SMCC, Instituto de Neurologia de Goiânia, Centro Boldrini e Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

O médico Rezio R. Renella, do Hospital de Lugano, na Suíça, como convidado internacional, participará dos seminários Management of Lumbar Spinal Stenois, no dia 22, e Management of Vascular Malformation: Experiences in Brasil e Europe, este último, no dia 23, com participação do cirurgião Evandro de Oliveira, presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo.

Também estará presente o Presidente da Sociedade Brasileira de Neucirurgia, Dr. Marco Masini, um dos maiores especialistas em neurocirurgia da coluna no Brasil. Ilustres Professores das Universidades Unicamp e PUC de Campinas terão participações especiais no evento.

O neurocirurgião Dr. Demétrius Kasak P. Abrahão, coordenador do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" e membro da coordenação científica do Congresso, explica que esse encontro de doutores, em Campinas, marcará a reestruturação do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do Mário Gatti.

Conforme explica Dr. Demetrius, essa reestruturação começa com a implantação do projeto de reengenharia no departamento. Nessa nova fase, segundo ele, o Hospital vai contar com novos equipamentos na área de diagnóstico em neurologia, como a eletroneuromiografia e a eletroencefalografia.

Aparelhos neurocirúrgicos de última geração, como como biópsia estereotáxica, aspirador ultrassônico para microcirurgia de tumores intracranianos, neuroendoscopia, além de um novo instrumental microcirúrgico para neurocirurgias vasculares e de coluna já fazem parte do patrimônio do Hospital Municipal.

"Nosso investimento vai além da questão teconológica. Durante esse Congresso estaremos inaugurando, oficialmente, o Programa de Capacitação em atendimento com humanização multidisciplinar a pacientes neurológicos e neurocirúrgicos", afirma Demetrius Kasak P. Abrahão.

Congresso permitirá intercâmbio médico

A presença do médico suísso, Rezio R. Renella, no Congresso, vai contribuir para a concretização de outro projeto que está sendo elaborado pelos neurociurgiões do Mário Gatti. A idéia é promover um intercâmbio entre o Hospital Municipal de Campinas e o Regional, da Suíssa.

Conforme explica o neurocirurgião Demétrius Kasak P. Abrahão, "vamos aproveitar esse Congresso para oficializar uma permuta entre nosso Departamento de Neurocirurgia e o Departamento de Neurocirugia do Hospital Regional de Lugano, na Suíça. Nesse País, nossos assistentes e residentes irão participar de um estágio para aprimoramento e capacitação técnica".

No entender do médico campineiro, esse tipo de intercâmbio, por se tratar de uma parceria com um hospital do primeiro mundo, é sempre muito proveitoso para o profissional de Medicina.

"Queremos trabalhar para que o paciente do Sistema Único de Saúde possa contar com um Hospital com a mais alta capacidade de atendimento no setor de neurologia e neurocirurgia. Para isso, precisamos investir em equipamentos cirúrgicos, reforçar nossa capacidade técnica e, sobretudo, aperfeiçoar e humanizar o atendimento. Só assim poderemos proporcionar uma maior qualidade de vida e aprimorar os complexos tratamentos das doenças neurológicas e neurocirúrgicas", ressalta o médico.

Hospital Municipal é referência no campo da Neurocirurgia

O Hospital Mário Gatti é, hoje, um centro de referência no atendimento de urgências e emergências no município, principalmente no que diz respeito a traumas cranioencefálicos e traumas de coluna.

O Departamento de Neurologia e Neurocirurgia do Mário Gatti, segundo o médico Demetrius Kasak P. Abrahão, também está qualificado para tratar outras patologias não-traumáticas, como tumores cerebrais, doenças neurovasculares, aneurismas cerebrais, doenças neurológicas complexas, como esclerose múltipla, entre outras.

Demétrius considera que, nas duas últimas décadas, a Neurologia e a Neurocirugia foram as áreas que mais evoluiram na Medicina. "Contudo, Campinas, hoje, é privilegiada por poder contar com esses avanços aqui no Mário Gatti e nos outros hospitais universitários e privados", avalia.

Em um segundo momento, após o Congresso, os neurocirurgiões do Mário Gatti já planejam a criação de um centro de referência em Neurocirurgia, que englobaria outros hospitais, públicos e privados de Campinas, com apoio das universidades Unicamp e Puc-Campinas.

Avanços tecnológicos

O médico explica que o paciente de neurologia, graças aos avanços tecnológicos, tem hoje ao seu dispor uma série de recursos tecnológicos. "Podemos contar, por exemplo, com a medida de pressão intreacraniana e a medida de extração de oxigênio no cérebro, que permitem um melhor prognóstico para os traumatizados".

Ele destaca, ainda, o recurso da cirurgia estéreotáxica, que permite a localização precisa de lesões cerebrais para biópsia e cirurgia de tumores, assim como a neuronavegação, que proporciona ao neurocirurgião acessar e retirar precisamente as lesões cerebrais.

Demetrius relata a importância do aspirador ultrassônico, que propicia a aspiração de tumores cerebrais sem lesar outras estruturas além do tumor, preservando o tecido cerebral normal e vasos sangüíneos no cérebro.

Violência urbana faz maior número de vítimas

Há poucos anos, como mostram os prontuários no Pronto-Socorro Adulto do Mário Gatti, os maiores lesados com traumatismo craniano eram as vítimas de acidentes automobilístrico. Hoje, devido à prevenção maior, leis mais rígidas e uso obrigatório de cinto de segurança, capacetes e à fabricação de veículos mais seguros com air bag e outras proteções, está havendo uma inversão do quadro.

Atualmente, a maior causa dos traumas crânio-encefálicos e de coluna é a violência urbana. São pessoas feridas por arma de fogo, espancamento, violência familiar etc.

Em contrapartida, felizmente, hospitais como o Mário Gatti, PUC de Campinas e UNICAMP, por exemplo, contam com maiores recursos para proporcionar menos seqüelas possíveis ao paciente.

Para salvar vidas, tão importante quanto o avanço tecnológico é o modo como é feito o acompanhamento dos pacientes neurológicos. No Mário Gatti, existe uma equipe multidisciplinar treinada para dar esse acompanhamento.

Essa equipe é formada por médicos, residentes, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, famacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.

Esses profissionais reúnem-se três vezes por semana para discutir a complexidade dos casos que estão sob os cuidados da instituição.

O trabalho da equipe multidisciplinar, por exemplo, engloba também os familiares dos pacientes, que participam de reuniões e são orientados sobre procedimentos médicos e maneiras de conduzir o tratamento. Nessas reuniões, são esclarecidas dúvidas e discutidas as críticas e sugestões. Esse é o trabalho de humanização que, comprovadamente, tem resultado num tempo menor de internação e num melhor relacionamento entre o corpo clínico, paciente e familiares. Além disso, esse procedimento aumenta a confiança do paciente e estimula o processo de cura.

Volta ao índice de notícias