Mário Gatti inicia curso com funcionários da Nutrição

11/08/2003

Cerca de oitenta funcionários do Área de Nutrição e Dietética do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" iniciaram um curso de capacitação em nutrição, ministrado nas dependências do próprio Hospital. Cozinheiros, copeiros, nutricionistas e ajudantes de cozinha, divididos em quatro turmas, participam das aulas.

O curso, intitulado "Alimentação como Cuidado" está dividido em três partes, Dietas Hospitalares, Técnicas Dietéticas e Qualidade Sanitária dos Alimentos.

Cláudia Agrelli de Brito, nutricionista responsável pela capacitação, explica que o objetivo do curso é modernizar e introduzir novidades nas dietas produzidas no Hospital.

Segundo ela, a curto e médio prazo, a iniciativa se propõe a melhorar a qualidade do serviço, adequar o trabalho no programa de humanização do Hospital e contribuir para o processo de construção da cidadania da equipe.

A nutricionista lembra que o curso é voltado tanto para os funcionários novos, como para mais antigos. "São técnicas e conceitos que aperfeiçoam o trabalho em grupo, evitam o desperdício e criam alternativas alimentares com benefícios aos pacientes, acompanhantes e funfionários", ressalta Cláudia.

No campo das Dietas Hospitalares, o curso abordará hábitos alimentares, pirâmide alimentar, alimentação terapêutica e composição das dietas alimentares.

No estudo das Técnicas Dietéticas, serão abordados o modo de preparo dos alimentos e sua associação com as dietas hospitalares, considerando as limitações de cada dieta e suas indicações, alé das técnicas de porcionamento e tipos de preparações.

No conteúdo da Qualidade Sanitária dos Alimentos, a capacitação vai abordar as doenças veiculadas por alimentos, os pontos críticos do controle no preparo, a conservação e as normas que regulamentam a produção de alimentos.

Volta ao índice de notícias