Maluco Beleza no Seminário Internacional “Memória, Rede e Mudança Social"

12/08/2003

O projeto "MALUCO BELEZA - a reinserção social através do rádio", sobre o programa de rádio realizado pelos usuários do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e veiculado pela Rádio Educativa FM, será apresentado pelo pesquisador Régis Moreira, dia 12 de agosto, no Seminário Internacional MEMÓRIA, REDE E MUDANÇA SOCIAL, que acontece até dia 14 de agosto, no Sesc Vila Mariana em São Paulo.

O "Maluco Beleza" é um jornalístico especial, de uma hora de duração, veiculado uma vez ao mês, produzido integralmente por usuários do Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" - hospital modelo de tratamento psiquiátrico, localizado em Campinas. O programa é o resultado da parceria entre a Rádio Educativa FM e o serviço em questão, iniciado em maio de 2002. O principal objetivo do projeto é desmistificar a loucura na sociedade, através de relatos de história oral nas ondas do rádio, sendo mais um importante instrumento de formação de opinião pública, para a diminuição do preconceito e aumento da inclusão social dos usuários que fazem tratamento no serviço.

As pessoas portadoras de doença mental foram excluídas do convívio social e confinadas nos pátios dos manicômios durante séculos, envelhecendo dentro destas instituições totais, com a perda dos direitos e da qualidade de vida.

O Serviço de Saúde "Cândido Ferreira", é o primeiro hospital psiquiátrico filantrópico do Estado de São Paulo, em  1924. O ano de 1990 marca uma nova fase na vida das pessoas internadas no então Sanatório "Dr. Cândido Ferreira". A instituição enfrentava problemas financeiros e pediu ajuda ao poder público municipal.

Firma-se então um convênio de co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas. Esta parceira viabiliza a troca dos dirigentes institucionais e uma nova forma de cuidar começa a ser implementada, processo que perdura até hoje.

Grades foram retiras, portas foram abertas, foi abolido o uso da camisa de força, do eletrochoque, das punições, das celas forte, do uso indevido de medicamentos. A  forma mais humanizada de tratar deu início ao processo de desospitalização dos internos e a capacitação deles e da  sociedade, para um possível convívio social. De 1990 para cá, muitos internos descobriram o paradeiro de seus familiares e alguns voltaram a viver com eles, em sua terra natal. Os idosos que não mais localizaram suas famílias estão sendo ressocializados, e, hoje, a instituição oferece 30 casas localizadas em bairros da cidade de Campinas, que funcionam como "repúblicas mistas", permitindo a maior autonomia e um convívio e participação mais ampliadas na sociedade para mais de 130 pessoas.

Muitas formas inovadoras nos modos de cuidar foram e estão sendo implementadas no serviço e a Comunicação tem sido uma importante forma de reinserção psicossocial.

O programa de rádio "Maluco Beleza", produzido e conduzido pelos usuários e veiculado pela Rádio Educativa de Campinas (FM), se propõe a ter um caráter jornalístico, com um tema central ligado ao interesse do coletivo de pessoas que produzem e ao público alvo. Os temas tem se caracterizado pelos direitos humanos aplicados na problemática das pessoas que possuem um problema mental. Essas histórias todas de vida vão sendo apresentadas ao público, e a audiência é grande.

Nestes doze meses de programa os principais temas abordados foram: A Luta Antimanicomial, Violência e Saúde, Drogas, Fórum Social Mundial, Guerra, Meio Ambiente, Convívio com as Diferenças e Preconceito. O projeto é aberto a todos os usuários da instituição e conta com a  participação de aproximadamente vinte usuários. Semanalmente o grupo de  "Rádio" se reúne para definição do tema, das pautas, escolha das músicas e distribuição das tarefas. Estes encontros acabam se caracterizando como um importante espaço de debate e aquecimento para a gravação do tema proposto, que é realizada no estúdio da rádio, uma vez ao mês.

O objetivo do projeto é desmistificar a loucura na sociedade, sendo mais um importante instrumento de formação de opinião pública, para a diminuição do preconceito e aumento da inclusão social dos usuários que fazem tratamento no serviço; ser um importante canal para esclarecimentos de dúvidas sobre a saúde mental; um meio para divulgação dos serviços de saúde mental da cidade, com que a população pode contar; e trazer à tona projetos sociais que via de regra não conseguem espaço na mídia comercial.

O especial é composto basicamente de Entrevistas em estúdio com profissionais da área do tema proposto; enquetes, onde são entrevistadas várias pessoas na rua; Novos Talentos, espaço em que os usuários cantam, recitam poesias, ou outras manifestações de arte; Opinião; Debate; e Músicas, que tenham alguma ligação com o tema proposto.