Cândido Ferreira mostra os produtos de decoração de seus usuários na 27ª GIFT FAIR

12/08/2003

De 16 a 19 de agosto, os produtos de decoração dos usuários das Oficinas de Trabalho do Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" estarão sendo expostos na 27a. Gift Fair, nos Pavilhões Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo). O Núcleo de Oficinas e Trabalho, uma parceria entre o "Cândido Ferreira" e a Associação "Cornélia Vlieg", mostrará no evento os produtos da sua grife ARMAZÉM DAS OFICINAS - a marca de quem tem bom gosto e compromisso social.

O Armazém das Oficinas reúne obras de arte/decoração em peças de vitral, mosaico, bambu, madeira, vela, papel artesanal e ferro. A grife é síntese de exclusividade, bom gosto e compromisso social. O endereço da grife na feira é Rua 8, Estande 126.

Núcleo de Oficinas e Trabalho

Muitos usuários do serviço apresentam condições para o trabalho. As dificuldades de retorno para o mercado de trabalho são tratadas nestas oficinas terapêuticas, nas quais os usuários retomam a auto-estima e a capacitação profissional. Os usuários recebem uma bolsa-oficina, de acordo com a produção e a venda mensal.

Algumas pessoas, após um tempo de serviço, se engajam no mercado e se desligam das oficinas que funcionam no Cândido.

As oficinas, que atendem aproximadamente 225 usuários, somam doze:  Oficina Culinária, Oficina de Papel Reciclado, Oficina Gráfica, Oficina de Vitrais, Oficina Agrícola, Oficina de Mosaico, Oficina de Reciclagem, Oficina de Velas, Oficina de Marcenaria, Oficina de Vitral Plano, Oficina de Serralheria e o Projeto Parceira (nos quais os usuários trabalham junto a equipes profissionais da instituição).

Os produtos de decoração têm alcançado grande aceitação no mercado. O escoamento da produção se dá através de uma loja da Associação de Usuários que fica num pequeno shopping center situado no centro do distrito de Sousas. Além dessa, algumas lojas especializadas revendem os artigos, a Feira de Artesanato de Campinas (aos sábados), o Mercado Mundo Mix e algumas grandes feiras de decoração de São Paulo como a Gift Fair e a Home Brazil.

O que é "Cândido Ferreira"

O Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", localizado em Sousas, Campinas/SP, a 93 km da capital, é referência em tratamento de saúde mental no Brasil, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1993.

O principal objetivo do serviço é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. O Cândido atende um público de aproximadamente 1.000 usuários por mês.

Histórico

A entidade filantrópica foi fundada em 1924. 1990 marca uma nova fase na história do Cândido Ferreira. Depois da assinatura de um convênio de co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, iniciou-se um processo de humanização das formas de cuidar que dura até hoje. Portas foram abertas, grades foram tiradas, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos passam a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária.

O trabalho vem sendo uma das formas eficazes de cuidar a saúde mental e reinserir socialmente pessoas até então excluídas socialmente.