Modelo das Oficinas do Cândido é implementado em Guarulhos

13/08/2003

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e a Associação Cornélia Vlieg, expandem a tecnologia nos modos de tratar em saúde mental, no campo do trabalho, para a cidade de Guarulhos. Dia 19 de Agosto, às 10:30h, acontece a inauguração do Projeto TEAR - Oficinas de Trabalho, Terapia e Arte, em Guarulhos, à rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 80 – Vila Moreira. O Projeto TEAR é fruto da parceria entre a prefeitura de Guarulhos, a Pfizer, o Hospital Dr. Cândido Ferreira e a Associação Cornélia Vlieg, unindo o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor para a realização deste projeto social. O TEAR beneficiará os usuários dos serviços de saúde mental do município de Guarulhos e seus familiares.

O modelo de terapia que será implantado no TEAR foi desenvolvido em Campinas pela Associação Cornélia Vlieg, em parceria com o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Este novo modo de cuidar em saúde mental levou o "Cândido Ferreira" a ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência de tratamento no Brasil, desde 1993. Os resultados positivos obtidos pela implementação de oficinas de trabalho incentivaram a expansão da iniciativa para outras regiões, com o objetivo de melhorar o atendimento da rede de saúde pública.

O Projeto TEAR de Guarulhos vai contar com oficinas de reciclagem de papel, velas artesanais, serralheria, marcenaria, vitrais, mosaicos, reciclagem de materiais e gráfica. Os usuários, portadores de distúrbios mentais de baixa renda, serão encaminhados ao Projeto pelo serviço de saúde pública de Guarulhos. A produção das oficinas de trabalho pretende se tornar instrumento de resgate do processo de aprendizado e de estímulo das relações pessoais dos usuários. A venda dos produtos, além de proporcionar uma fonte de renda para os pacientes, também será revertida para investimentos no Projeto, promovendo sua sustentabilidade. A partir do momento em que as oficinas forem auto-suficientes, outros usuários do sistema público poderão ser beneficiados. Entre as metas da iniciativa está ainda a criação de uma loja para comercialização da produção das oficinas do TEAR.

Já como primeiro passo, a construção do espaço em Guarulhos contou com a colaboração dos pacientes beneficiados pelas Oficinas de Trabalho da Associação Cornélia em Campinas.

Estudos recentes revelam que no Brasil existem cerca de 1,6 milhão de portadores de transtornos mentais. A cada ano são registrados em média 40 mil novos casos de esquizofrenia no país. No estado de São Paulo existem 177 mil pacientes em tratamento, o que representa um custo anual da ordem de R$ 222 milhões para a saúde pública do Estado. Desse total, o maior gasto é referente a internações. Além das altas taxas de hospitalização e das conseqüências para familiares, os mitos e preconceitos dificultam o tratamento e reintegração do paciente à sociedade.

Uma das maneiras de reduzir esse problema é através do trabalho, que garante a autonomia e reabilitação de pessoas que sofrem de problemas psíquicos. Com atividades que respeitem as possibilidades de cada paciente, é possível resgatar seu processo de aprendizado e permitir a expressão de seus sentimentos, o que vai contribuir para o fortalecimento de suas relações sociais e familiares.

Volta ao índice de notícias