Ministério da Saúde lança em Campinas a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

21/08/2003

O Ministro interino da Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, a Prefeita de Campinas Izalene Tiene e a Secretária Municipal de Saúde Maria do Carmo Cabral Carpintéro lançam em Campinas às 8h30 do próximo sábado, 23 de agosto, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. O local da abertura da Campanha será definido até o final da tarde desta quinta-feira, 21. Gastão Wagner passa a ser o Ministro interino da Saúde a partir desta sexta-feira, 22, quando o Ministro Humberto Costa inicia viagem internacional.

A Prefeitura de Campinas vai disponibilizar para esta etapa um número recorde de postos de vacinação. De Norte a Sul da cidade serão 298 postos de vacinação, divididos em 167 fixos e 131 volantes. Todos os 46 Centros de Saúde e 13 Módulos de Saúde do Paidéia estarão abertos e ainda haverá postos em igrejas, escolas, supermercados, shoppings, associações de bairro.

Locais mais distantes como comunidades rurais e fazendas entre outros serão percorridos por postos volantes. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br, no site da saúde www.campinas.sp.gov.br/saude  e ainda podem ser obtidos pelo telefone 156.

De acordo com a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a gotinha contra a poliomielite independente de terem sido vacinadas várias vezes em outras campanhas ou na rotina nos centros de saúde ou na rede particular. Os pais devem levar o cartão de vacinas porque também serão atualizadas as vacinas em atraso. As doses são gratuitas.

O município recebeu 100 mil doses contra paralisia infantil, além de 10 mil da tríplice viral (contra coqueluche, difteria e tétano), 8 mil contra BCG (tuberculose), 3 mil da dupla adulto (difteria e tétano), 7 mil contra hepatite B e 13 mil da tetra (contra difteria, coqueluche, tétano e haemóphilus). A Secretaria de Saúde pretende vacinar contra a poliomielite pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. De acordo com dados da Fundação Seade, Campinas conta com 75 mil moradores nesta faixa etária.

Saiba mais sobre a poliomielite – A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é causada por um vírus. É uma doença contagiosa e os sintomas iniciais são febre, mal estar, dor de cabeça, disenteria e rigidez de nuca acompanhada ou não de paralisia. Cerca de 1% dos infectados desenvolvem a forma paralítica da doença.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Campinas, no Brasil e em Campinas, como não são confirmados casos há alguns anos, a poliomielite é considerada erradicada. No entanto, para manter esta condição, é necessário manter as Campanhas, já que a vacinação é a única maneira de evitar a doença.