Loucutores do Cândido no Congresso Nacional

21/08/2003

De 24 a 26 de agosto, os "loucu-tores" Luciano Lira e Silvana Borges, do programa de rádio "Maluco Beleza", participarão como delegados, do 5º Congresso Nacional de Rádios Comunitárias, no Congresso Nacional, em Brasília.

A intenção de participar deste evento é a capacitação dos "loucu-tores" para uma futura implantação de uma emissora de rádio no Cândido Ferreira, em Sousas.

O Maluco Beleza vai ao ar pela Rádio Educativa FM (101,9 mhz). A parceria dos usuários do Cândido Ferreira com a Educativa viabilizou este projeto, que vem acrescendo e dando voz a pessoas que a tanto tempo foram obrigadas a ficar caladas.

O jornalístico de uma hora traz ao público um programa irreverente, com quadros que incluem entrevistas, enquetes, dicas culturais, análise de notícias, imitações, músicas, recados, depoimentos, sempre com questionamento sobre o que é loucura e normalidade na atual sociedade. Desde o tema até as diversas pautas são definidas em reuniões com um grupo de aproximadamente quinze usuários do Cândido, que elaboram, produzem e gravam o programa.

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, desde 1993, é considerado referência em tratamento de saúde mental no Brasil, pela OMS. O Cândido Ferreira trabalha em co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, desde 1990. Esta parceria viabilizou o processo de humanização das formas de cuidar. Portas foram abertas, grades caíram, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos hoje são feitos em toda cidade, construindo a reinserção social dos usuários.