Saúde avalia nível de infestação de carrapatos no Parque Portugal

21/08/2003

A Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira, 21 de agosto, em conjunto com a Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), o levantamento da infestação de carrapatos no Parque Portugal, onde fica a Lagoa do Taquaral. A medida é mais uma das providências tomadas pela Prefeitura para evitar a contaminação das pessoas por febre maculosa.

O parque é a área de lazer mais freqüentada de Campinas e chega a receber uma média de 20 mil pessoas a cada final de semana.

No levantamento, a Sucen pretende verificar o nível de infestação do Parque pelos carrapatos. Também vai determinar as espécies existentes. A febre maculosa é provocada pela bactéria Rickttsia rickettssii, transmitida ao homem pelo carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) ou micuim.

A bactéria habita o sangue dos animais silvestres e domésticos. Dentre eles, a capivara é de especial importância. O carrapato é infectado ao sugar o sangue de um animal contaminado pela bactéria e, ao sugar o homem, transmite a doença.

Pesca proibida

Além da pesquisa dos carrapatos, a Secretaria de Saúde reforçou várias medidas que já vinham sendo adotadas para prevenir casos da doença na cidade. A pesca esportiva na Lagoa está proibida a partir de hoje. Assim como qualquer outra atividade em que a pessoa necessite ter contato com a vegetação.

Segundo a enfermeira Salma Balista, coordenadora da Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa), as pessoas não devem entrar nas áreas de vegetação do Parque. "Atividades lúdicas, educativas ou esportivas, gincanas e outras brincadeiras que as pessoas haviam programado para o local e que exijam contato com a vegetação devem ser canceladas. Os visitantes devem desenvolver atividades somente nos locais onde não tem mato", afirma Salma. Ela explica que os carrapatos ficam na vegetação e podem infestar o ser humano.

Prevenção

Outras medidas como a roça do mato também serão intensificadas, assim como a orientação para as pessoas que trabalham no local. Atividades educativas direcionadas aos freqüentadores serão desencadeadas, principalmente nos finais de semana quando o Parque recebe milhares de visitantes.

As providências estão sendo adotadas porque exames laboratoriais enviados ontem à Secretaria de Saúde confirmaram febre maculosa em uma mulher que freqüentou o Parque Portugal no início deste mês.

Comum na região de Campinas, a febre maculosa produz sintomas parecidos com os de outras doenças, como leptospirose e dengue hemorrágica. Os principais sinais são febre alta com início súbito, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Também podem surgir dores abdominais e prostração.

A doença passou a ser de notificação obrigatória na região da DIR 12 (Direção Regional de Saúde de Campinas) em 1989. Desde lá, o número de casos suspeitos vem aumentando. Em Campinas, as notificações de casos suspeitos quase dobraram desde 2001 para 2002. A Secretaria de Saúde confirmou quatro casos em 2001 e nenhum em 2002. Não houve mortes neste período. Este ano, já foram investigadas 26 ocorrências, sendo que duas estão confirmadas, 19 foram descartadas e cinco ainda estão sendo analisadas.

Em 2001, a febre maculosa passou a ser de notificação obrigatória em todo País. Estados como o Rio de Janeiro e Minas Gerais Também são áreas de transmissão.

Letalidade

De acordo com a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, apesar de atingir menos gente do que outras doenças infecciosas, a febre maculosa preocupa pela alta taxa de letalidade – entre 40% e 50%.

Entretanto, segundo Brigina, se tratada no começo do aparecimento dos sintomas, geralmente tem boa evolução. "Quanto mais precoce for iniciado o tratamento, maior a probabilidade de cura", diz a enfermeira. Ela informa que em 2001 em Campinas a taxa de cura atingiu 100% - dos quatro casos confirmados, todos se recuperaram.