PÓLIO - Crianças devem tomar mais uma dose da vacina neste sábado, 23

22/08/2003

Os pais devem levar seus filhos a um dos 298 postos espalhados pela cidade com o cartão de vacinas

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende vacinar pelo menos 95% das 75.063 crianças menores de 5 anos residentes no município amanhã, 23 de agosto, na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Na primeira fase, em 14 de junho, foram vacinadas 88% das crianças campineiras. A vacinação é promovida em todo País pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

O lançamento nacional da campanha será feito em Campinas, às 8h30, no Centro de Saúde São Marcos, pelo Ministro interino da Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, que assumiu o posto hoje, assim que o ministro Humberto Costa viajou para o exterior. A prefeita Izalene Tiene e a secretária de Saúde Maria do Carmo Cabral Carpintéro também participam da cerimônia. O CS São Marcos fica na avenida Maria Luiza P. de Camargo, 199.

Em todo País, a meta é vacinar mais de 17 milhões de crianças menores de 5 anos. No Estado de São Paulo, a campanha deve atingir mais de 3 milhões e na região da Direção Regional de Saúde (DIR 12) de Campinas 286.221. De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cobertura vacinal contra a pólio deve abranger 95% das crianças menores de 5 anos.

Conforme explica a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a gotinha contra a poliomielite, independente de terem sido vacinadas várias vezes em outras campanhas ou na rotina nos centros de saúde ou na rede particular.

Os pais devem levar o cartão para que as vacinas em atraso sejam atualizadas. As doses são gratuitas. A vacinação começa às 8h e termina às 17h.

Neste sábado, serão mobilizados 1.333 servidores públicos, além de voluntários, em 298 postos de vacinação, em todas as regiões de Campinas. No entanto, nesta etapa da campanha, toda a rede municipal de saúde, além de parceiros como o Rotary e a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), está mobilizada desde os últimos 15 dias.

Estratégias reforçadas

De acordo com a enfermeira Brigina, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou as estratégias para ampliar o número de crianças vacinadas nesta segunda etapa da campanha.

A Prefeitura também ampliou parcerias com representantes da sociedade civil e associações comunitárias, comunidades religiosas, instituições públicas e privadas, associações organizadas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Em 17 de agosto, o personagem Zé Gotinha circulou pelos principais shoppings centers da cidade para lembrar as pessoas sobre a campanha e convocá-las a levar as crianças para tomar a gotinha.

Festança na rede - Amanhã, durante todo dia, os Centros de Saúde da Prefeitura vão promover brincadeiras e atividades interativas para atrair a criançada. Nos CS Esmeraldina, na Região Sul de Campinas, a diversão já está garantida. Os funcionários do serviço irão trabalhar vestidos com fantasias de mágicos, palhaços, trapezistas, bailarinas e outras que fazem alusão ao mundo do circo.

As crianças ainda vão poder deixar a marca dos pés registrada em cartolinas. A idéia é lembrar a publicidade veiculada pelo Ministério da Saúde que tem como slogan "Vacina seu filho menor de cinco anos contra a paralisia infantil. É só um passo para você e muitos pra ele". As marcas serão expostas no serviço. Após tomarem as vacinas, as crianças ainda vão receber guloseimas.

De acordo com a enfermeira Márcia Regina Geniseli, coordenadora do Esmeraldina, há dois anos o serviço promove esses eventos durante a vacinação. "O resultado tem sido muito bom. Além atrair mais crianças, o Centro de Saúde reforça o vínculo com a comunidade", diz Márcia. Segundo ela, a expectativa é que entre 800 e 900 crianças recebam a gotinha no Esmeraldina. A vacinação começa às 8h e termina às 17h. O Centro de Saúde Esmeraldina fica na rua Vítor Meireles, 275. Ao lado da Concrex. Na Vila Esmeraldina.

O circo também é o tema adotado pela equipe do CS Faria Lima para atrair mais crianças amanhã. Os agentes comunitários de saúde vão apresentar teatro de fantoches durante todo o dia para divertir a criançada. A expectativa é que perto de 2 mil crianças recebam a gotinha no Faria Lima. O serviço fica na avenida Faria Lima, 90, ao lado do pronto-socorro infantil do Hospital Mário Gatti, na região Sul.

No CS Perseu, integrantes da Oficina de Teatro do Grupo de Adolescentes Alertas à Saúde (Gaasp) apresenta, às 11h, a peça de teatro "A criação de Emília", montada com base no texto do escritor brasileiro Monteiro Lobato. O CS Perseu fica na avenida Paulo Provenza Sobrinho, 1.580. A expectativa é vacinar 1.500 crianças no serviço.

Prevenção - A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a imunização em todo o mundo previna 550 mil casos de paralisia infantil a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava seqüelas físicas em cerca de 600 mil pessoas todos os anos. No Brasil, a última ocorrência de poliomielite foi registrada no município de Sousa, na Paraíba, em 1989.