Saúde amplia ações para conter surto de rotavírus

22/08/2003

A Secretaria de Saúde começou a investigar nesta sexta-feira, 22 de agosto, um surto de rotavírus. Os casos foram diagnosticados pelo Hospital Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Segundo o hospital, cerca de noventa casos foram notificados nas últimas duas semanas, sendo que trinta deles apareceram nesta quinta-feira, dia 21.

A Direção Regional de Saúde de Campinas (DIR-12) informou na tarde de ontem que outro surto da mesma gravidade foi constatado ontem no município de Paulínia.

Os rotavírus podem ser isolados em alta concentração em fezes de crianças infectadas e são transmitidos pela via fecal-oral, por contato pessoa a pessoa. Conforme alerta a enfermeira Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município, a infecção pelo rotavírus varia de um quadro leve, com diarréia aquosa e duração limitada, a quadros graves com desidratação, febre e vômitos, podendo causar a morte.

O período de incubação é de dois dias e a imunidade é incompleta, mas as infecções posteriores podem ser menos severas que a primeira.

A enfermeira esclarece que os sintomas principais da doença são diarréia aquosa, vômitos e dores abdominais. "A doença pode evoluir para desidratação grave e, na maioria dos casos, há a necessidade de hidratação com soro por via endovenosa", adverte ela.

A melhor forma de prevenção é reforçar os cuidados com a higiene. Essa atenção, segundo Brigina, passa pelas práticas higiênicas tradicionais e universais como limpeza dos ambientes domésticos, lavagem de mãos antes das refeições, controle da água e dos alimentos, destino adequado dos dejetos e do esgoto.

A Covisa divulgou nota ontem para reforçar as orientações para profissionais da rede municipal de saúde. "Todo profissional de saúde deve estar alerta para notificar novos surtos", informa a médica sanitarista Naoko Silveira, da Secretaria de Saúde. A Covisa informa que aguarda novas orientações da DIR-12 para esclarecer o diagnóstico etiológico – causa da doença - e outras providências necessárias para conter o surto.