Ministro interino da Saúde lança campanha contra a paralisia infantil em Campinas

23/08/2003

O ministro interino da Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, abriu em Campinas na manhã deste sábado, 23 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Também participaram do lançamento a prefeita municipal Izalene Tiene e a secretária municipal de saúde Maria do Carmo Cabral Carpintéro. Esta é a segunda etapa da campanha. A primeira ocorreu em 14 de junho.

O ministro interino Sousa Campos falou sobre o "trabalho gigantesco" montado pelo Ministério da Saúde para a vacinação. E disse que só é possível manter o País livre da poliomielite porque o Sistema Único de Saúde (SUS) atua para articular Ministério da Saúde, estados e municípios durante as campanhas. "É muito importante que a gente trabalhe em conjunto para vacinar o maior número de crianças e, assim, manter a paralisia infantil erradicada. A erradicação da pólio é mais um passo para garantir a saúde da população brasileira", disse Campos.

Os pais devem levar as crianças até as 17h de hoje ao posto de vacinação com o cartão de vacina porque as doses em atraso serão atualizadas. A vacina é gratuita. Campos afirmou também que o País tem outros desafios como manter e reforçar as estratégias para manter território nacional livre do sarampo e combater e prevenir o tétano, principalmente, o tétano neonatal, e a raiva animal entre outras doenças.

Campos informou que, em todo País, a meta é vacinar 17 milhões de crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil. Em Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde pretende atingir 95% da população nesta faixa etária. De acordo com a Fundação Seade, a população do município com até cinco anos é de 75.063 pessoas.

Em relatório preliminar, das 8h às 11h deste dia 23, já haviam sido vacinadas 16.921 (22,54%) crianças nesta faixa etária na cidade. O total corresponde ao número de doses aplicadas em somente 146 dos 298 postos instalados nas cinco regiões de Campinas. Na primeira etapa, em junho, neste mesmo período, 12.659 (16,86%) crianças campineiras haviam recebido a gotinha. O balanço preliminar também não inclui dados de postos volantes.

Para vacinar o maior número possível de crianças, segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, a Secretaria de Saúde montou uma estrutura que envolve 1.333 servidores distribuídos em 298 postos fixos e volantes de vacinação. Brigina reforça que mesmo que já tenha sido vacinada recentemente e em várias campanhas anteriores, toda criança menor de cinco anos deve voltar aos postos de vacinação neste sábado, até as 17h, para tomar a gotinha. "Mesmo aqueles que não compareceram na primeira fase, inclusive os recém-nascidos, devem ser vacinados", disse Brigina.

Na primeira etapa, em Campinas, foram vacinadas 88% das 75.063 crianças com até cinco anos. No País, a cobertura vacinal atingiu uma média de 98,3%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cobertura vacinal contra a pólio deve abranger, pelo menos, 95% deste público. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a campanha brasileira é a única no mundo que vacina uma quantidade tão grande de pessoas em apenas um dia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é promovida todos os anos pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este ano, o PNI completa 30 anos com um histórico de vitórias importantes no controle, prevenção, eliminação e erradicação de doenças que podem ser evitadas por vacina. Algumas delas são a erradicação da febre amarela urbana, da varíola e da poliomielite. Além disso, o Brasil está em fase de erradicação do sarampo e de eliminação do tétano neonatal.