Secretaria de Saúde recomenda atenção para surtos catapora

27/08/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou informe nesta quarta-feira, 27 de agosto, para todos os serviços da rede municipal de saúde onde reforça que as equipes do Paidéia devem estar atentas para notificar e investigar surtos de varicela (catapora).

Também informou que a Secretaria de Estado da Saúde vai disponibilizar a vacina contra a doença para creches ou instituições que abrigam crianças entre um e cinco anos onde tenham sido registrados dois casos ou mais. No entanto, as doses, só estarão disponível mediante avaliação conjunta das secretarias de saúde Estadual e Municipal.

Até o momento, a Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental de Campinas (Covisa) tem informação de que as equipes do Paidéia iniciaram investigação de dois prováveis surtos de varicela na Região Noroeste e um provável na Região Norte. Ainda não há dados fechados sobre número de casos ou das instituições que tiveram crianças acometidas.

A estratégia para o controle da varicela em Campinas já havia sido reforçada na última terça-feira, 26 de agosto, depois que a Secretaria de Saúde de Campinas foi informada pela Direção Regional de Saúde (Dir 12) da ocorrência de surtos em cidades vizinhas. Em Limeira, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 750 pessoas já foram atingidas e duas crianças morreram em decorrência de complicações da doença.

Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, os profissionais, ao registrarem os primeiros casos suspeitos, devem desencadear todas as medidas de controle necessárias para evitar a disseminação da varicela e o aparecimento de complicações. "Os profissionais devem monitorar o aparecimento de casos novos", diz.

Brigina explica que a varicela, também chamada catapora, não é uma doença de notificação obrigatória. No entanto, de acordo com ela, surtos e epidemias devem ser registrados e acompanhados para que se conheça melhor o comportamento da doença e avaliar outras medidas de intervenção.

Saiba mais sobre a catapora - É uma doença altamente contagiosa e acomete mais as crianças. No entanto, pode atingir também adolescentes e adultos que não tenham tido catapora antes.

O vírus que causa a catapora é especialmente adaptado para atacar a mucosa do aparelho respiratório e se propaga facilmente de pessoa para pessoa pelas gotinhas de saliva deixadas no ar ao falar, espirrar, tossir e também pelo contato direto com as lesões. Ocorre com mais freqüência no final do inverno e início da primavera.

Tem curso benigno, portanto, na maioria dos casos, evolui num curto espaço de dias para a cura. O sintoma característico da doença é a pele com pintas, pequenas bolhas que coçam muito e que surgem primeiro no tronco e, gradualmente, se espalham pela face, onde acomete couro cabeludo, lábios, boca e orelhas. Atinge também braços e pernas.

"As crianças podem ficar extremamente irritadas pela coceira intensa e ter febre, calafrios, náuseas e vômitos", diz Brigina. Ela informa que, em adolescentes e adultos, a doença é mais exuberante e nas pessoas imunocomprometidas há maior risco de complicações. A maioria dos casos – 90% - ocorrem em pessoas com menos de 15 anos de idade.