Paidéia resgata mulher que morava numa manilha

28/08/2003

Dona Julieta, 93 anos, mantém vivos na lembrança os doze anos que morou dentro de uma manilha de esgoto. Hoje, no aconchego de sua pequena casa de três cômodos, instalada no Jardim das Roseiras, parece não guardar ressentimentos nem mágoas daquele tempo em vivia à margem da civilização.

Ela foi descoberta vivendo naquelas condições pelos agentes de saúde do Paidéia, que também tiveram a colaboração dos moradores do bairro. Para quem duvidar de sua história, dona Julieta guarda a velha manilha nos fundos de sua casa.

"Quando descobrimos aquele ser humano vivendo naquelas condições, praticamente ao relento, a vontade de reverter aquela situação tomou conta de todos", relata
Míriam Cristina Godoy de Crescenzo, enfermeira sanitarista e coordenadora do Centro de Saúde da Vila Perseu Leite de Barros, na Região Noroeste de Campinas.

A enfermeira conta que dona Julieta relutou muito em atender a equipe do Paidéia. Foi por meio do contato e interferência de uma integrante do Conselho Local de Saúde que a equipe conseguiu conquistar a confiança da mulher.

A enfermeira Míriam Cristina relata que o pessoal do Paidéia, depois de uma exaustiva investigação, descobriu que dona Julieta trabalhou por 42 anos como cozinheira para um casal de estrangeiros em uma residência no bairro Nova Campinas.

O marido de dona Julieta, hoje já falecido, era motorista nessa residência. Com a morte dos donos da casa e, depois, de seu marido, a velha cozinheira acabou indo parar, literalmente, no olho da rua. Daí sua opção em ir morar dentro de uma manilha.

Casos como o da dona Julieta são raros. De qualquer forma, ilustram a filosofia do Paidéia, que é ouvir as queixas e identificar as necessidades de cada cidadão. "Só assim conseguiremos implantar um atendimento humanizado, que consiga acolher cada um de maneira singular, única e, desta forma, conseguir intervir no sentido de resgatar e valorizar a vida, como no caso de dona Julieta, e promover a saúde", conclui a enfermeira.

Volta ao índice de notícias