Paidéia usa arte para tirar jovem da rua

28/08/2003

Há um ano e meio, o adolescente Lucas dos Santos Pinheiro Abreu, morador da favela do Campos Elíseos, viu sua vida dar uma guinada. Estimulado por duas vizinhas, o garoto deixou as ruas da ocupação para subir ao palco em companhia de outros meninos e meninas do Grupo de Adolescentes Alerta à Saúde do Perseu (Gaasp).

O grupo nasceu de um trabalho da equipe Amarela da equipe do Paidéia e com apoio dos agentes comunitários do Centro de Saúde Perseu Leite de Barros, na região Noroeste de Campinas. Recentemente, o Gaasp passou a ser reconhecido como Oficina de Teatro pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas.

Hoje, às vésperas de completar 13 anos, Lucas se descreve bem diferente daquele que passava o dia todo na rua brincando com o perigo. "Aprendi muito aqui. Tenho um montão de amigo legal, melhorei na escola e já sei até como me prevenir contra a Aids", diz. Lucas cursa a 6a série na Escola Erci Moraes.

Com orgulho, conta que representa o papel do Pedrinho na peça "A criação de Emília". Informa também que sabe sobre Monteiro Lobato, "o cara que escreveu a história do Sítio do Pica-pau Amarelo. O teatro tirou o pensamento ruim da minha cabeça", afirma Lucas.

Saiba mais sobre o Gaasp - O auxiliar de enfermagem Miguel Rodrigues da Silva, da equipe Amarela do Paidéia do Centro de Saúde Perseu, explica que o objetivo do Gaasp é desencadear ações que promovam a educação em saúde e a autonomia dos jovens.

"Trabalhamos com palestras, sessões de vídeo e outras atividades interativas como o teatro. Nas reuniões são abordados temas de interesse para o público adolescente, como doenças sexualmente transmissíveis, drogas, gravidez na adolescência, prostituição e maus-tratos", diz o auxiliar de enfermagem.

O trabalho atende às diretrizes do Programa de Saúde Paidéia, da Prefeitura de Campinas, que incluem ouvir o cidadão para identificar sua necessidade, acolher com respeito e responder com responsabilidade. "É um projeto muito bonito, que também tem como objetivo construir um mundo melhor, com igualdade, sem fome e sem preconceitos", diz Miguel. A idéia, segundo ele, é que estes jovens se transformem em disseminadores das informações que recebem nestes encontros entre seus familiares e na comunidade.

Miguel afirma que, nos últimos dois anos, o Centro de Saúde já notou uma redução nos casos de gravidez na adolescência, maus-tratos e outros agravos que acometem com mais freqüência o público jovem. "Acreditamos que a queda seja reflexo deste trabalho", diz.

Ele afirma que as atividades ajudam a desenvolver a parte psíquica, estimulam o auto-cuidado, incentivam o compromisso social dos jovens e levam a cultura para as populações mais carentes. "Tudo isto é saúde", diz o auxiliar.

Atualmente, os 52 integrantes do Gaasp se reúnem às sextas-feiras, das 8h às 12h, e aos sábados, das 13h às 17h, no Centro Social Perseu Leite de Barros.

O CS Perseu fica na avenida Paulo Provenza Sobrinho, 1.580. O serviço é referência para uma população de 14 mil moradores dos bairros Vila Perseu, Parque Tropical, Jardim Roseira, Jardim Londres, Núcleo Residencial Jardim dos Palmares e Jardim Novo Campos Elíseos. Os telefone do CS são 3268 6899, 3269 0219 e 3227 3200.

Volta ao índice de notícias