Secretaria investe na formação dos servidores da saúde pública

28/08/2003

Para formar as equipes do Paidéia, a Prefeitura de Campinas investe na capacitação dos futuros trabalhadores do Serviço Único de Saúde (SUS). Desde o início desta administração, essa proposta tem sido prioridade para a Secretaria Municipal de Saúde do Município.

Com este objetivo, a Secretaria estabeleceu parceria com as principais universidades da região, Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades como o Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (IPES) e o SOS-Mulher, além de profissionais de outras Secretarias da Prefeitura.

"O objetivo é capacitar os profissionais para promover uma atenção à saúde com qualidade, que respeite as necessidades do usuário", diz a enfermeira sanitarista Jeanete Múfalo, coordenadora da área de Recursos Humanos da Saúde.

Dentro das atividades de Educação Permanente, apenas no primeiro semestre deste ano, 1.130 trabalhadores participaram de diversos cursos, além de seminários, oficinas, palestras, e grupos de estudo. A iniciativa envolveu médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e psicólogos, entre outros. A Educação Continuada procura incentivar, ainda, a liberação de trabalhadores para participar de cursos de pós-graduação, mestrado, congressos e outras atividades que contribuam na qualificação profissional.

Dentro da política de Integração Ensino/Serviço, a Rede Municipal de Saúde funciona como um campo de estágio para estudantes das quatro principais universidades do município, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidades Paulista (Unip) e Universidade São Francisco (USF), bem como para alunos de outras quinze escolas de nível técnico de Campinas. Durante o ano, cerca de 2 mil estudantes são beneficiados por essa política de integração.

"Nosso trabalho nesse campo é muito amplo. A Rede de Saúde também recebe estagiários de outros municípios como Jaguariúna, Ribeirão Preto, Ijuí (RS)", enumera Jeanete Múfalo. Ela ressalta, ainda, que essas parcerias incluem intercâmbios internacionais com países como Argentina, Chile, Suíça e Inglaterra.

Além dos profissionais que integram as equipes de saúde da família, o trabalho de capacitação inclui equipes de urgência e emergência, atenção domiciliar, reabilitação psicossocial e dos hospitais.

Ao ressaltar a proposta da capacitação, a enfermeira Jeanete Múfalo faz questão de destacar que "o mérito maior está na reorganização da atenção feita pelo sistema de saúde". Em outras palavras, ela explica que "isso pressupõe mudar o jeito de fazer saúde promovendo atenção não só ao indivíduo com um problema pontual, mas à sua família e ao território que ela habita".