Paidéia - Inaugurações desde 2001

28/08/2003

Paidéia
Inaugurações desde 2001:

Inaugurações no Complexo Ouro Verde:

- Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que tornou-se o maior laboratório municipal do Brasil. Atualmente faz 200 mil exames mês. É o dobro do que fazia antes. O volume é superior à somatória dos exames realizados por todos os laboratórios privados da cidade.

- Centro de Imagens, que oferece à população serviços de Raio X, ultrassom, imagem, endoscopia e pequenas cirurgias.

A ampliação do Ouro Verde consumiu o maior investimento em obras da atual Administração, sendo R$ 2 milhões somente da Prefeitura. A obra recebeu uma contrapartida de U$ 2 milhões do Ministério da Saúde, por meio do Reforsus, com recursos do Banco Mundial.

Também foram inaugurados:

Pronto-Socorro São José

Módulo Odontológico no Parque Oziel

Módulo de Saúde da Família no Parque Oziel

Módulo Odontológico no Monte Cristo

Módulo de Saúde da Família no Monte Cristo

Módulo de Saúde da Família no Jardim Rosália

Módulo de Saúde da Família no Nova América

Módulo de Saúde da Família no Jardim Fernanda

Módulo de Saúde da Família no Bairro Carlos Gomes

Módulo de Saúde da Família no Jardim Satélite Iris

Módulo de Saúde da Família no bairro Village

Centro de Atenção Psicossocial Antônio da Costa Santos

Centro de Atenção Psicossocial Esperança

Centro de Atenção Psicossocial David Capistrano

Centro de Reabilitação Física

A Secretaria ainda colocou em funcionamento os Centros de Saúde União dos Bairros e Carvalho de Moura

Também foram compradas 5 novas ambulâncias para o Samu e a Prefeitura ainda conseguiu a doação de mais uma. Com as aquisições, pela primeira vez Campinas passou a contar com o número de ambulâncias preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Também foram criados:

1 Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Craisa), para dependentes químicos

32 leitos nos Caps (24 horas)

1 Centro de Referência Municipal em DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids)

1 Centro de Convivência Tear das Artes, na Região Sudoeste

1 Armazém das Oficinas, que é uma loja de produtos das oficinas dos serviços de saúde mental

Também foram contratados psiquiatras de plantão no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) à noite e em todos os finais de semana

A Secretaria de Saúde realiza, por mês:

170 mil consultas nos vários pontos de atendimento

No governo anterior o atendimento era de 100 mil consultas.

Também são realizadas 30 mil consultas de urgência

Até o Governo anterior, havia um aumento médio de 10% ao ano. A manutenção do número é importante porque mostra que o trabalho preventivo e das equipes do Paidéia surtiu efeito

Ainda são realizados, por mês:

1.200 atendimentos em grupo

7 mil atendimentos em saúde mental

1.700 mamografias (exames de prevenção do câncer de mama)

4 mil atendimentos por mês no Samu (aumentou 50% em relação ao governo passado)

E transporta 2,5 mil pacientes crônicos pelo Samu (é o dobro em relação ao Governo anterior)

Implantou:

Ginástica chinesa liam gong (lê-se liam cum) em praticamente todos os serviços de saúde

Grupos de caminhada em mais da metade dos centros de saúde

Ginástica postural em pelo menos cinco unidades

Acupuntura em pelo menos cinco unidades

Dengue

De 2002 para 2003 houve uma redução de mais de 70% nos casos de dengue. As equipes realizaram, neste período, mais de 150 mil visitas domiciliares e a pontos comerciais para inviabilizar criadouros e promover ações educativas.

Pró-água (Programa de controle de água) – Foi instituído. Não existia no Governo anterior. Realiza 50 análises por mês. Objetivo: garantir a qualidade da água, tanto da Sanasa como de fontes alternativas

Qualidade alimentar – Realizou ação conjunta com Procon/Duos/Sanasa vistoriando 196 estabelecimentos comerciais. Foram apreendidas 6,5 toneladas de alimentos que poderiam comprometer a saúde (estavam com prazo de validade vencida ou eram de procedência desconhecida)

O município foi escolhido, entre cidades de todos os países do mundo, pela OMS/OPAS/CDC (Organização Mundial de Saúde/Organização Panamericana de Saúde/Centro de Controle de Doenças), para desenvolver o Vigifex, programa que será referência mundial para o controle das doenças febris exantemáticas – aquelas que provocam febre e manchas vermelhas na pele. O resultado será utilizado no mundo inteiro para a erradicação do sarampo. Campinas foi escolhida porque possui um boa rede de saúde pública e privada. O número de casos suspeitos de doenças febris exantemáticas investigados na cidade é o maior do continente americano e é três vezes superior ao verificado no Estado de São Paulo.

As equipes do Paidéia:

Foram implantadas 135 equipes de saúde do Paidéia e contratados 544 agentes comunitários

Essas equipes atendem aproximadamente 150 mil famílias

Hoje são feitas 2.900 visitas domiciliares por mês

No Hospital Municipal Mário Gatti

No Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, na comparação do ano 2000 (último ano da gestão anterior) com 2002, nota-se um aumento da prestação de serviço em todas as áreas assistenciais. Para se ter uma idéia, o número de internações teve um aumento de 11%, as cirurgias eletivas cresceram 152 %, as internações 38% e as consultas no ambulatório de especialidades , 19%.

Na pesquisa de satisfação dos usuários, nota-se um uma grande porcentagem de ótimo/bom nas unidades de internação, Ambulatório de Especialidade e Pronto-Socorro Adulto.

Na comparação 2000/2002:

Cirurgias eletivas passaram de 1.476 para 3.724;

Cirurgias de urgências, de 1.692 para 1.778;

Cirurgias ambulatoriais, de 1.830 para 2.407;

Consultas no PS adulto, de 150.396 para 159.350;

Consultas no PS infantil, de 81.024 para 86.254;

Consultas no Ambulatório, de 71.280 para 84.486.

Também houve acréscimo nos exames realizados nesse período.

O número de tomografias passou de 3.176 para 4.311;

Endoscopias, de 1.896 para 3.624 – 894