Mário Gatti prioriza motivação dos servidores

28/08/2003

O Paidéia tem uma importante influência na estratégia de manter o Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG) como modelo de atendimento, que prioriza a valorização e a motivação dos servidores.

Com esse objetivo, a Autarquia reforçou a implantação de uma série de medidas que inclui cursos de capacitação, ensino básico de alfabetização, criação e grupos de apoio às relações de trabalho, incentivo às atividades ligadas à arte, cultura e lazer e melhoria das condições físicas e operacionais das diversas unidades dentro do Hospital.

Na última semana, foi realizada a formatura da primeira turma, com onze alunos, do curso de informática básica para funcionários. Outros vinte alunos participam de aulas na segunda turma, com aulas ministradas por monitores da Ceprocamp.

O curso, além das noções de informática, promove debate com a discussão de temas ligados à educação e à cidadania.

Arte e Cultura

O Projeto Arte Cultura e Lazer do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" dirige sua atenção aos servidores, usuários, pacientes e acompanhantes.

Sempre atento às datas comemorativas, em parceria com terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, o Projeto objetiva minimizar as tensões que envolvem o dia-a-dia hospitalar.

O pessoal do Projeto Arte Cultura e Lazer trabalha na promoção de cursos de artes plásticas, shows, feiras de artesanato. As atividades ocorrem nos saguões do Hospital, ambientes de trabalho e, até, nos quartos das enfermarias.

O projeto conta, ainda, com uma biblioteca circulante, com mais de duzentos volumes, à disposição de funcionários, pacientes e acompanhantes.

Acolhimento

O Mário Gatti também conta com uma equipe que cuida do ingresso qualificado do servidor. Esse grupo trata de receber o novo funcionário e dar todo o suporte que ele precisa. O trabalho inclui um tour pelo Hospital, esclarecimentos sobre seus benefícios, direitos e deveres.

No período de adaptação, o novo funcionário recebe informações sobre a estrutura do Hospital e, sobretudo, sobre a Humanização, princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS) e diretrizes do Paidéia.

Projeto Creche

Um grupo de funcionários da Autarquia já registrou em cartório o estatuto da Associação dos Funcionários do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (Afhmag). A criação da Associação é o primeiro passo para a construção de uma creche para atender funcionários da saúde e, até, moradores das proximidades do Hospital.

Antônia Virgínia dos Santos, auxiliar de Enfermagem e vice-presiente da Afhomag, explica que já foi escolhido o terreno para a construção da creche, com 1.200 metros quadrados, na esquina das avenidas Amoreiras e Faria Lima, nas dependências do Deti.

A auxiliar conta que a creche vai se chamar "A Primavera Vem Aí", em homenagem ao prefeito Antônio da Costa Santos. "Estamos planejando realizar um ato no dia 11 de setembro para marcar o início das obras", diz ela.

Estágios

Hoje, o HMMG recebe estagiários de dezoito instituições de ensino, nas áreas de Enfermagem, Radilogia, Instrumentação Cirúrgica, Fisioterapia, Psicologia e Medicina. Essa parceria entre a Autarquia e entidades formadoras é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do programa chamado "Políticas de Relações Ensino/Serviço".

A área de desenvolvimento de pessoal do Hospital gerencia e apóia esse trabalho junto às unidades de serviço por meio da enfermeira psicodramatista Andrelina Pacagnella.

Andrelina também desenvolve um trabalho de acolhimento à demanda de reinserção social do serviço de penas alternativas da Secretaria de Assistência Social. No momento esse projeto conta com oito estagiários.

O Hospital conta com um grupo de apoio aos adolescentes estagiários que são contratados para trabalhar no complexo administrativo da autarquia.

Equipes de Referência

O Hospital Mário Gatti iniciou na última semana a capacitação das suas Equipes de Referência. A iniciativa se propõe a envolver equipes multiprofissionais em um projeto terapêutico voltado a cada paciente sob seu cuidado.

A capacitação, que vai englobar todas as áreas assistenciais do Hospital, teve início na área de Oncologia e tem a participação de 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de Raio X, auxiliares de enfermagem e agentes de higiene. Até o final de 2004, cerca de novecentos servidores do HMMG terão participado da capacitação.

A enfermeira e educadora Renata Gigante, da Unidade de Apoio de Gestão de Pessoas (UAGP) do Mário Gatti, explica que o projeto, ao priorizar a atenção integral e humanizada, pretende reavaliar o modelo assistencial e implantar, de acordo com as diretrizes do Paidéia, um projeto terapêutico singular, isto é, específico para cada paciente.

Além da Oncologia, que já iniciou o curso, serão envolvidas as demais áreas assistenciais como Pronto-Socorro Adulto e Infantil, Centro Cirúrgico, UTI, Ambulatório de Especialidades e as equipes dos quatro andares da internação, nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia e Neurologia.

Na cozinha

Cerca de oitenta funcionários do Área de Nutrição e Dietética do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" iniciaram em agosto um curso de capacitação em nutrição, ministrado nas dependências do próprio Hospital. Cozinheiros, copeiros, nutricionistas e ajudantes de cozinha, divididos em quatro turmas, participam das aulas.

O curso, intitulado "Alimentação como Cuidado" está dividido em três partes, Dietas Hospitalares, Técnicas Dietéticas e Qualidade Sanitária dos Alimentos.

Cláudia Agrelli de Brito, nutricionista responsável pela capacitação, explica que o objetivo do curso é modernizar e introduzir novidades nas dietas produzidas no Hospital.

"São técnicas e conceitos que aperfeiçoam o trabalho em grupo, evitam o desperdício e criam alternativas alimentares com benefícios aos pacientes, acompanhantes e funfionários", ressalta Cláudia. No campo das Dietas Hospitalares, o curso abordará hábitos alimentares, pirâmide alimentar, alimentação terapêutica e composição das dietas alimentares.

Volta ao índice de notícias