Atividades marcam dia sem cigarro

28/08/2003

Para marcar o Dia Nacional sem Tabaco, comemorado neste 29 de agosto, a Secretaria de Saúde de Campinas promove nestas quinta e sexta-feira, 28 e 29 de agosto, atividades em todos os equipamentos municipais de saúde. Os 13 módulos e 46 Centros de Saúde receberam cartazes e folhetos educativos para suporte das ações. Algumas unidades ainda vão apresentar filmes em vídeo para os usuários.

A Secretaria de Saúde pretende implantar, ainda este ano, a primeira fase do programa municipal que trata a questão em Campinas. Profissionais das equipes do Paidéia já estão sendo treinados para desenvolver as ações específicas para a prevenção e tratamento do tabagismo.

A Secretaria também já montou um anti-protocolo sobre o tratamento para pessoas dependentes do cigarro. O documento fornece para as equipes do Paidéia vários recursos para a elaboração do diagnóstico e tratamento, de acordo com a especificidade de cada paciente.

Prejuízo para a saúde

Pesquisa recente feita pela equipe do Centro de Saúde Aurélia, na Região Norte, aponta que das 171 mortes ocorridas na região do Jardim Aurélia em 2002, 67 (39,2%) foram em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo. As principais causas de morte relacionadas ao uso de tabaco são câncer de pulmão, boca, laringe e esôfago, além das doenças pulmonares como enfisema, bronquite crônica e das doenças do coração.

Dados da Secretaria de Saúde do Estado, recolhidos entre julho de 94 e abril de 95, mostram que 69% das internações hospitalares, feitas pelo SUS, no estado de São Paulo, são de pacientes que desenvolveram doenças relacionadas ao uso do tabaco.

Em Campinas, do total de mortes registradas pela Secretaria de Saúde, de 1980 a 1999, 11,9% são de homens que morreram de doenças ocasionadas pelo uso do cigarro. No caso das mulheres, os óbitos relacionados ao tabagismo representam 4,5%.

Prevenção

Segundo a médica generalista Dora Zanin, coordenadora da saúde do adulto na Secretaria Municipal de Saúde, o programa municipal será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação. "A idéia é enfocar a prevenção", diz. Ela informa que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 85% dos brasileiros começam a fumar antes dos 19 anos. "Por isso, o programa prevê ações específicas para o público jovem", afirma.

O programa vai envolver os 13 módulos do Paidéia e os 46 Centros de Saúde da cidade, além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, Centro de Referência e Informação sobre Álcool e Drogas (Criad), Núcleo de Dependências Químicas (Nadeq) e todos os serviços da rede de apoio da Secretaria de Saúde.