Secretaria de Saúde alerta escolas para surtos

29/08/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou informe nesta sexta-feira, 29 de agosto, para as escolas da rede municipal de saúde onde reforça que a direção e os professores devem estar atentos para informar surtos (dois casos ou mais) de varicela (catapora), diarréia e escarlatina que ocorrerem nas instituições aos Centros de Saúde e Distritos de Saúde da Prefeitura.

De acordo com a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, há dez dias, a Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa) da Prefeitura tem notificado a ocorrência de surtos das três doenças em escolas da cidade.

O surto de diarréia foi notificado em 22 de agosto pelo Hospital Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e, provavelmente, é provocado pelo rotavírus. Segundo Brigina, até o momento, são cerca de 200 casos, a grande maioria de pessoas residentes na Região Noroeste da cidade, ao longo Av. John Boyd Dunlop. A doença tem atingido crianças e adultos.

A Secretaria de Saúde também recebeu notificações de casos de escarlatina, na última quinta-feira, 28 de agosto. O casos ainda não foram confirmados laboratorialmente, segundo Brigina. " Porém, os sintomas são compatíveis com escarlatina", informa. Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde, há registros de possível surto de escarlatina em três escolas, duas da Região Norte (com seis e quatro casos) e uma da Região Leste (com seis casos).

Também há notificações de surtos de varicela na Região Noroeste (em uma escola e uma creche) e na Região Norte (creche). Casos isolados também estão acontecendo. Um dos surtos, com 19 casos, é de uma escola de ensino fundamental da Vila Perseu Leite de Barros. O outro, com 12, é de uma escola de ensino infantil no mesmo bairro.

Dos casos isolados, dois são de escolas na área do Balão do Laranja e outros dois de moradores do Satélite Íris III e do Satélite Íris I. Também há registro de um caso isolado na Região Sudoeste, de um morador do Jardim Quarto Centenário. Na Região Norte, o registro é de dois casos, na área do Anchieta.

No informe para as escolas, a Secretaria de Saúde explica a conduta a ser adotada para a prevenção de novos casos e interrupção de surtos. "É necessário notificar qualquer surto, imediatamente, às autoridades sanitárias. A notificação deve ser feita, a partir do segundo caso registrado na mesma instituição, para as equipes do Paidéia dos Centros de Saúde, para o Distrito de Saúde ou para Secretaria Municipal de Saúde", afirma Brigina.

Varicela (catapora)

O que é: É uma doença benigna (que se cura sozinha), mas altamente contagiosa. É provocada por um vírus por via respiratória ou pelo contato com as lesões de pele. A transmissão começa dois dias antes do aparecimento das vesículas (bolhas na pele) e vai até a fase de crosta. Como complicações da doença podem ocorrer infecções das lesões de pele por bactérias. Embora raras, complicações mais graves podem acontecer. A vacina contra a catapora não está incluída na rotina do calendário vacinal do Ministério da Saúde.

Cuidados e medidas de controle:

Afastar as crianças de creche ou escola até o sexto dia após o aparecimento das lesões.

Manter cuidados adequados de higiene

Manter as unhas das mãos das crianças doentes bem aparadas, para evitar lesões que propiciam infecção por bactérias

Procurar um serviço de saúde para avaliação

Não dar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico para crianças com varicela pois pode causar complicações graves

Não receber novos alunos até 21 dias após o último caso

Notificar o mais rápido possível, para avaliar a possibilidade e a indicação de aplicação de vacina.

Rotavírus:

O que é: vírus que provoca diarréia aquosa, vômitos e febre. Os sintomas variam de quadros leves até mais graves com desidratação, e pode evoluir a óbito. Assim, é fundamental prevenir a desidratação nas pessoas doentes. A transmissão se dá pela via fecal-oral, por contato de pessoa a pessoa e também por meio de água, alimentos ou superfícies contaminadas.

Cuidados e medidas de controle:

Notificar imediatamente as autoridades sanitárias

Realizar práticas higiênicas gerais e universais como lavagem de mãos, controle de água e alimentos e destino adequado dos dejetos.

Obs: surtos por rotavírus são de difícil controle. Extensas epidemias ocorrem ciclicamente em países desenvolvidos. O estímulo ao aleitamento materno tem fundamental importância na prevenção pelos altos níveis de anticorpos contra o rotavírus.

Escarlatina

O que é: É uma doença provocada por bactéria (Streptococcus pyogenes), que provoca febre e manchas avermelhadas na pele (exantema). A gravidade da doença varia de leve a moderada. A transmissão ocorre por contato direto com os pacientes ou com portadores (sãos) da doença. Contato casual raras vezes causa a infecção. Pode ocorrer também a transmissão por alimentos contaminados. Não há vacina contra a doença.

Cuidados e medidas de controle:

Notificar imediatamente as autoridades sanitárias.

Telefones para notificar os surtos:

Vigilância em Saúde (Visa) Sul – 3273-5055 / 3273-5999

Vigilância em Saúde (Visa) Norte – 3242-1186 /3242-5870

Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste – 3268-6233 / 3268-6234

Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste – 3268-6244 /3268-6255

Vigilância em Saúde (Visa) Leste – 3254-7060 / 3254-2633

Secretaria Municipal de Saúde - Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (11º andar da Prefeitura) - 3735-0277 / 3735-0233