Distrito de Saúde Norte prepara equipes para conscientizar adolescentes sobre DST/Aids

02/08/2004

Talita El Kadri

Equipes dos Centros de Saúde da região Norte de Campinas recebem de hoje a sexta-feira, 2 a 6 de agosto, das 13h às 18h, capacitação para trabalhar a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e Aids (DST/Aids) com grupos de adolescentes.

As aulas são promovidas pelos profissionais da Organização Não Governamental (ONG) Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP), que desenvolve esse tipo de treinamento há vários anos, por meio do projeto "Falando pra Galera". A capacitação conta com verba do Ministério da Saúde e foi viabilizada pela parceria do Distrito Norte de Saúde com o Centro de Referência em DST/Aids de Campinas.

De acordo com o coordenador do Distrito de Saúde Norte, o médico Paulo Vicente Bonilha Almeida, todos os profissionais com desejo e perfil para desenvolver esse tipo de trabalho em escolas e outros espaços podem participar da capacitação. "Nosso objetivo é tornar o trabalho de prevenção em DST/Aids e gravidez precoce permanente e sistemático, utilizando uma metodologia que atinja, de forma clara e eficaz, cada vez mais jovens", afirma.

Segundo a coordenadora do programa de DST/Aids de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, a ocorrência de HIV, em Campinas como em todo o país, tem aumentado entre jovens, pessoas pobres, com baixa escolaridade, heterossexuais e mulheres.

"Essas ações são importantes, principalmente, em grupos vulneráveis, como os jovens. Os adolescentes estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo e muitos não têm hábitos de cuidados com saúde. Os trabalhos de prevenção possibilitam que eles protejam a si mesmo e seus parceiros", afirma Cristina. Ela lembra que o trabalho de prevenção acontece também na rotina dos serviços de saúde.

Conforme informou Paulo Bonilha, durante os trabalhos de prevenção as equipes capacitadas pretendem triar alguns jovens interessados em desenvolver um trabalho de disseminação de informações corretas sobre o tema e atuar em conjunto com os profissionais na sensibilização dos adolescentes.

"Para consolidar esse trabalho queremos criar o Banco de Preservativos em locais freqüentados por jovens, como shoppings e áreas de lazer. Os adolescentes selecionados serão responsáveis pela orientação dos colegas e pela distribuição de preservativos", diz Paulo Bonilha. Inicialmente, os trabalhos serão supervisionados pelos capacitadores.

Volta ao índice de notícias