Centro de Saúde Vila Rica promove feira para marcar Dia Nacional da Saúde

04/08/2004

Rede pública municipal de saúde também promove sessão aberta
ginástica chinesa e seminário de meningite

Denize Assis

Para marcar o Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, o Centro de Saúde (CS) Vila Rica, na região Sul de Campinas, promoveu hoje, dia 4, uma feira da saúde com programação que incluiu ginástica chinesa e postural, avaliação odontológica, palestras, exames de diabetes e de pressão alta, exposições, entretenimentos e barracas de alimentação, entre outras atividades.

Mais de 1 mil pessoas, entre pacientes, alunos de escolas públicas e pessoas da comunidade participaram das atividades que acorreram na praça da igreja São Francisco de Assis, em frente ao CS, na rua Manganês, 126. A feira foi idealizada pelo Núcleo de Saúde Coletiva, contou com a parceria do Centro Profissionalizante Tancredo Neves e teve o apoio das secretarias municipais de Educação, Transportes, Serviços Públicos e de Cultura, Esportes e Turismo.

A agente comunitária de saúde Mari Inês Pereira de Campos disse que o principal objetivo da atividade é reforçar o vínculo com a população e ampliar a visão que as pessoas têm do Centro de Saúde que, além de acolher e tratar o cidadão num momento de crise, também atua em outros momentos da vida para promover a saúde.

"Ainda aproveitamos a ocasião para divulgar, principalmente para a parcela da comunidade que não costuma de usar o serviço, qual é o papel do CS", afirmou. Segundo Mari Inês, a festa teve vários destaques sendo que, de manhã, o corte de cabelo atraiu muita gente e concentrou uma maior parcela de idosos e crianças.

A dona de casa Maísa Carla Tobias tem 26 anos e mora no bairro Vila Rica há seis. Hoje, ela participou pela segunda vez da feira que o Centro de Saúde promove para marcar datas comemorativas. "Acho ótimo. Este um momento da comunidade se aproximar", disse. Para Maísa, a equipe do Centro de Saúde é como uma família. "Posso contar com o Paidéia para tudo e não somente para a hora da doença. Na festa, por exemplo, pude usufruir da oportunidade de produzir uma renda", disse, referindo-se ao fato das barracas serem destinadas para pessoas da comunidade que estão sem emprego.

Ginástica no hipermercado. Também para marcar o Dia Nacional da Saúde, a equipe do CS 31 de Março (região Leste) promove, às 10h desta quinta-feira, dia 5, no Carrefour Dom Pedro, uma aula aberta de ginástica chinesa Liam Gong. A atividade vai contar com a participação dos integrantes do grupo da terceira idade do Centro de Saúde.

Ainda para marcar a data, a Secretaria de Saúde promove, das 13h30 às 17h, no auditório da Estação Cultura, um seminário de atualização em meningite e doença meningocócica. O objetivo é alertar médicos e enfermeiros, da rede pública municipal de saúde e de serviços privados, quanto à importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença e informar sobre a necessidade da notificação dos casos e identificação do tipo de meningite. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas na hora. O acesso ao estacionamento é pela Vila Industrial, pela rua Francisco Teodoro, 1.050. O estacionamento também é de graça.