Auxiliares de enfermagem assumem cargos e beneficiam mais de 600 mil

05/08/2004

Denize Assis e Talita El Kadri

Os auxiliares de enfermagem convocados pela Prefeitura para os serviços da rede municipal de saúde já assumiram os cargos neste mês de agosto. Ao todo, foram convocados 67 profissionais, sendo 11 para o Hospital Municipal Mário Gatti. Deste total, sete cargos ainda não foram preenchidos porque as pessoas convocadas ainda estão em processo de contratação. O procedimento foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (RH) para atender a demanda da Secretaria Municipal de Saúde. A convocação foi publicada no Diário Oficial em julho.

Com estas contratações, a Secretaria de Saúde pode ampliar e completar equipes do Paidéia nos diversos serviços em toda cidade e em locais como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Hospital Municipal Mário Gatti. Mais de 600 mil pessoas serão beneficiadas nas cinco regiões do município. "Com a ampliação, podemos melhorar ainda mais a qualidade do atendimento à população", diz o médico sanitarista Roberto Farias, diretor municipal de Saúde.

Do total de contratações, sete foram para o Samu e duas para o Centro de Saúde Itajaí. Estes dois serviços estão entre os prioritários para ampliação das equipes. O Samu recebeu novas ambulâncias e precisa de profissionais para completar e ampliar o quadro e o CS Itajaí foi inaugurado recentemente e também carece de mais equipes.

Conforme o último levantamento da Secretaria de Saúde, em maio deste ano, a rede municipal de saúde contava com 1.634 auxiliares de enfermagem, sendo 490 no Hospital Mário Gatti e 1.144 na rede básica. Em 2001, a rede básica de saúde contava com 983 auxiliares de enfermagem. Atualmente, o salário inicial para quem atua em regime de 36 horas semanais é de R$ 755,92, mais gratificação de R$ 85,12 e vale alimentação de R$ 235.

Segundo a enfermeira sanitarista e apoiadora institucional do Distrito de Saúde Norte, Adriane Pianowski, o auxiliar de enfermagem é muito importante para a equipe de saúde e aproxima a população e os serviços da rede. "Ele ocupa diferentes espaços e exerce um papel fundamental nos serviços de saúde e, principalmente, tem grande capacidade de estabelecer vínculos com os usuários", afirma Adriane.

O auxiliar de enfermagem é um profissional multidisciplinar e está habilitado para realizar procedimentos de enfermagem como aplicação de vacina, coleta para exames, curativos inalação e aferição de pressão, entre outras. Também trabalha no acolhimento e, como parte das equipes do Paidéia, realiza visitas domiciliares e apoia programas de assistência, imunização, vigilância epidemiológica e sanitária.

Também pode fazer a desinfecção, esterilização e acondicionamento de materiais de uso das unidades de saúde e centros cirúrgicos, faz parte da coordenação de grupos educativos e trabalha em diversos serviços de saúde sempre sob a supervisão do enfermeiro.

No total, desde o início deste ano, a Secretaria de Recursos Humanos convocou 147 auxiliares de enfermagem para a rede municipal de Saúde. Nem todos os cargos foram preenchidos.