Secretaria de Saúde pretende vacinar 1,9 mil gatos e 17,8 mil cães na 1a etapa da campanha anti-rábica

06/08/2004

Meta, pactuada com o Instituto Pasteur, é vacinar, durante toda campanha,
pelo menos
13 mil gatos e 130 mil cães em toda cidade

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende vacinar 1,9 mil gatos e 17,8 mil cães neste final de semana, dias 7 e 8 de agosto, na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal que ocorre, das 8h às 17h, na Região Norte da cidade. Para alcançar este objetivo a Vigilância em Saúde (Visa) Norte vai mobilizar 320 servidores que vão atuar em 42 postos de vacinação, entre fixos e volantes, sendo 27 no sábado e 25 no domingo, e em áreas de suporte como manutenção, almoxarifado, Departamento de Transportes Interno (Deti) e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para o transporte das equipes, estarão disponíveis 34 automóveis.

"Todos os profissionais que trabalham na aplicação de vacinas e na contenção dos animais recebem, há anos, treinamento que inclui aulas teóricas e práticas para trabalhar na campanha. Além disso, todos eles tomaram, em anos anteriores, vacina contra a raiva – procedimento chamado de tratamento de pré-exposição. Estes profissionais ainda são acompanhados ano a ano para que se verifique a necessidade de reforçar o tratamento", informa a médica veterinária Tosca de Lucca Benini, da Vigilância em Saúde (Visa) Norte.

A vacinação acontece nas outras regiões da cidade (Noroeste, Sul, Leste e Sudoeste) em sábados e domingos até o final de agosto e também nos primeiros finais de semana de setembro. A meta, pactuada com o Instituto Pasteur, é vacinar, durante toda a campanha, pelo menos 13 mil gatos e 130 mil cães em toda cidade.

Tosca informa que a vacina não tem contra-indicação e que todos os animais com mais de dois meses, inclusive gatas e cadelas prenhas, devem ser tomar a dose. "Pessoas que têm três ou mais gatos e encontram dificuldades para conduzir os animais ao posto de vacinação devem procurar orientação nos Centros de Saúde", diz a veterinária.

Tosca informa ainda que é responsabilidade do proprietário vacinar seu gato e cão todos os anos contra a raiva animal. "A Prefeitura promove campanha anual e não é necessário pagar pelas doses", diz. Segundo Tosca, gatos e cães são os principais transmissores da raiva, doença fatal, para as pessoas, sobretudo em áreas urbanas. "O gato principalmente, por seus hábitos de caça, pode atacar um morcego contaminado, infectar-se e assim passar a ser um potencial transmissor do vírus rábico. Por isso, é fundamental manter os animais domésticos em dia com a vacinação", afirma.

Para convocar a população a levar seus animais aos postos, a Secretaria de Saúde contratou carros-som que percorrem hoje, amanhã e no domingo, os bairros nos quais ocorre a vacinação. Também foram colocadas faixas com informações sobre a campanha em locais de grande fluxo de pessoas e, com o apoio da Secretaria Municipal de Transportes, foram fixados cartazes em ônibus que fazem as linhas dos bairros da Região Norte da cidade.

Informações sobre os postos de vacinação estão sendo divulgadas pelo telefone 156 da Prefeitura, pelos telefones do CCZ que são 3245-1219 ou 3245-2268, no Diário Oficial de Campinas e nos portais da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br) e da Secretaria de Saúde (www.campinas.sp.gov.br/saude). A Visa Norte ainda contou, para a divulgação, com apoio da mídia impressa e de rádio e televisão.

Onde levar seu animal:

No sábado, dia 7, as equipes da Secretaria de Saúde vão vacinar animais das áreas de abrangência de Barão Geraldo (área rural), Santa Bárbara (Parque Fazendinha, Shalon, Santa Bárbara, Universal, Boa Vista e chácaras), São Marcos (Jardim São Marcos e San Martin), Santa Mônica e Anchieta (Jardim Rosália, Vila Padre Anchieta, Nova Aparecida, Vila Francisca, Padre Josimo e Vila Sete de Setembro).

No domingo, dia 8, a vacinação será na abrangência de Barão Geraldo (Centro, Real Parque, São Gonçalo, Guará, Jardim América, Alto da Cidade Universitária e Village), Aurélia (Vila Teixeira, Chácara República, Bonfim, Jardim Bandeirantes, Proost Souza e Jardim do Vovô), Eulina (Jardim Eulina e Jardim Chapadão), Boa Vista (Vila Boa Vista e Parque Via Norte).

Informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 da Prefeitura ou no CCZ pelos telefones 3245-1219 ou 3245-2268.

Confira onde acontecem as próximas etapas da Campanha:

14 e 15 de agosto: Região Noroeste
28 e 29 de agosto: Região Sul