Vacinação anti-rábica ocorre nesta quarta-feira nas Chácaras Marujo

10/08/2004

Campanha acontece na Região Noroeste no 
próximo final
de semana, dias 14 e 15 de agosto

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vai vacinar gatos e cães contra a raiva na manhã desta quarta-feira, 11 de agosto, na área das Chácaras Marujo, zona rural de Barão Geraldo. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai levar as doses da anti-rábica também a alguns endereços de proprietários que possuem um número grande de gatos e a fazendas que não puderam ser visitadas no último final de semana na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, que ocorreu na região Norte. A ação terá apoio dos agentes comunitários do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo.

A Vigilância em Saúde (Visa) Norte informou que não atingiu a meta de vacinar mais de 17,8 mil cães e 1,9 mil gatos naquela área da cidade. Relatório preliminar divulgado na segunda-feira, 9 de agosto, apontava para a marca de 15 mil cães e 1,5 mil gatos. No entanto, este total não contava a área do Centro de Saúde Santa Mônica, que ainda não passou os dados.

"A vacinação atingiu 80% da população canina da região Norte. Embora seja um bom percentual, é preciso levar em conta que a cobertura do município de Campinas sempre atinge a média de 90%. Portanto, estamos abaixo do índice da cidade", diz a médica veterinária Tosca de Lucca Benini, da Visa Norte.

Além disso, segundo ela, é preciso levar em conta que a população canina da maneira como é calculada fica subestimada em algumas localidades. "Isto também nos preocupa, já que o índice de animais não vacinados pode ser ainda maior", afirma. Tosca afirma que quanto menor o percentual da população de gatos e cães imunizada maior é a chance do animal adoecer e transmitir a doença para o ser humano.

A veterinária informa que a raiva apresenta 100% de letalidade em todas as pessoas expostas ao vírus, que não receberem tratamento e apresentarem os sintomas. A morte acontece num período de 4 a 8 dias. "A vacinação anti-rábica canina e felina é a única forma de proteger homens e animais contra a doença. E é responsabilidade do proprietário vacinar seu animal todos os anos contra a raiva. As doses são de graça" diz Tosca. O último caso de raiva em humano em Campinas foi registrado em 1981.

A dona de casa Sônia Regina Campos sabe da importância da posse responsável e, na manhã do sábado, dia 7, levou seu gato Willy para tomar a vacina no Centro de Saúde Anchieta. "É importante cuidar da saúde do animal. Este é o segundo ano que trago Willy para tomar a dose. Assim, garanto a saúde dele, a minha e das pessoas que convivem próximas", disse.

O aposentado Orlando Alfredo da Costa também deu o exemplo no sábado, quando levou seu cão Cindy para tomar a dose da vacina pelo quarto ano consecutivo. "Acho importante a iniciativa da Secretaria de Saúde de promover as campanhas. Quero o melhor para a minha caçula Cindy, que assim não corre o risco de adoecer nem de oferecer risco para a comunidade", disse.

No próximo final de semana, dias 14 e 15 de agosto, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal acontece na Região Noroeste de Campinas. A expectativa é vacinar, nesta etapa, 20 mil cães e 1,7 mil gatos.

Volta ao índice de notícias