Campinas recebe estudantes da área de saúde para conhecer o trabalho do SUS

10/08/2004

Talita El Kadri

Um grupo de quarenta estudantes de graduação das várias profissões de saúde chega a Campinas no próximo sábado, dia 14 de agosto, para conhecer de perto e vivenciar o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. A visita é parte do Projeto de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil), do Ministério da Saúde, que contempla várias cidade do país. No Estado de São Paulo, Marília, Jundiaí, São Paulo, Santo André, São Carlos e Ribeirão Preto também vão receber os estudantes que, ao todo, somam 500. Campinas é o município que vai receber o maior número deles.

Além do grupo, cinco estudantes que participaram do projeto piloto em janeiro de 2004 vão atuar como facilitadores durante as visitas em Campinas. Vindos da capital, de diversas cidades do estado de São Paulo e também de escolas locais, os universitários de mais de 10 cursos vão conhecer as atividades desenvolvidas nos diversos serviços de saúde da Prefeitura, desde Módulos e Centros de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serviços de referências, até o Hospital Municipal Mário Gatti, além de outras instituições que atuam em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, este projeto faz parte de uma estratégia de aproximação dos estudantes universitários do setor saúde com os desafios relativos à implantação do Sistema de Saúde em todo o país. O objetivo é promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços saúde, levando-se em consideração os aspectos de educação em saúde, controle social, atenção à saúde e, também, gestão do SUS.

Segundo a coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde de Campinas, a enfermeira sanitarista Aloide Ladeia Guimarães, atualmente os estágios profissionais em saúde não favorecem que os estudantes convivam com todos os setores do SUS, mas apenas nas áreas restritas ao exercício de cada profissão. "A experiência é fundamental para que os futuros profissionais se familiarizem com o sistema, seus problemas, peculiaridades e avanços – e afirma que a atividade é um grande avanço – possibilita que o estudante tenha uma visão totalitária, que vai além do estágio curricular".

A enfermeira sanitarista explica que Campinas se encaixa nas principais diretrizes do projeto. "O SUS na cidade é um serviço consolidado, os movimentos estudantis estão ativos e a cidade desenvolve ações de integração ensino-serviço na área da saúde".

O Ver-SUS/Brasil é um projeto do Ministério da Saúde desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETES) através do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), em parceria com a Comissão de Representação do Movimento Estudantil de Área de Saúde.